Vereador Almir apresentou indicação sugerindo a instituição do SAMU |
O vereador Almir Mielke (PSD) apresentou durante a sessão da semana passada da Câmara de Vereadores de Piên uma indicação solicitando à Prefeitura que viabilize a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade. Almir, que é agente da Defesa Civil local, explicou que as únicas ambulâncias que Piên possui são da Prefeitura, porém, muitas vezes elas estão levando pacientes a hospitais da região, impossibilitando o atendimento em casos emergenciais, como a vítimas de acidentes de trânsito ou de trabalho, por exemplo.
Almir explicou ainda que em muitos acidentes, os pacientes são obrigados a esperar por ambulâncias por uma hora ou, muitas vezes, até mais. “Varias foram as vezes que atendemos acidentes e não tinha nenhuma ambulância. Era preciso ficar esperando pelo veículos que estavam em viagem com o pessoal. A disponibilização deste serviço vai beneficiar muito a população, até porque, nós da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, não podemos atender casos clínicos, apenas traumáticos. Até fazemos o acolhimento, mas só podemos fazer o transporte”, explica.
O vereador reforçou, em sua justificativa, que a cada dia em Piên constata-se aumento da necessidade dos serviços do Samu, destacando alguns exemplos como a intensificação na utilização de máquinas e equipamentos nas áreas rurais, aumento no trânsito de veículos não só da rodovia que corta o município, mas também nas estradas de acesso às principais comunidades e o aumento da idade média da população, o que potencializa o índice de ocorrências como infartos e quedas com consequências graves, entre outras situações.
Apoio
A vereadora Jucélia Tureck (MDB), que até o início do mês sera secretária municipal de Ação Social e Defesa Civil, foi a primeira a manifestar apoio ao pedido. "Agudos do Sul já tem e funciona em parceria com a nossa Defesa Civil. Sem dúvidas, seria muito bom que tivesses esse serviço em Piên. Com certeza, sou a favor”, disse.
O vereador Joanício Machado (DEM) também manifestou apoio e lembrou dos momentos difíceis que passou no ano passado, após uma de suas filhas sofrer um acidente e ter que esperar por mais de quatro horas pela chegada de uma ambulância do Samu de Curitiba. "Isso é uma vergonha para nossa cidade. É gasto tanto dinheiro à toa e não temos um Samu em nosso município. Minha menina esperou das 7h30 até às 11h45 por uma ambulância de Curitiba quando se acidentou gravemente”, lamenta o vereador.
Fonte: Jornal A Gazeta
Fonte: Jornal A Gazeta