Eduardo Pires Ferreira e seu vice-presidente, João Nunes |
O vereador Eduardo Pires Ferreira (PSDC) foi reconduzido ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores, em eleição ocorrida ontem. Ele venceu por 5 votos a 4 o atual vice-presidente, Beto Honório (PSD), que também montou chapa para a disputa. Dos nove vereadores, apenas a primeira suplente do MDB, Dinair Rocha, que assumiu após a licença requisitada pela titular Jucélia Tureck, não integrou nenhuma das duas composições montadas para a eleição.
A chapa 1, vencedora do pleito, tem ainda João Nunes (PSD) como vice-presidente. Ele tinha manifestado interesse em disputar o cargo de presidente, porém, acabou optando por apoiar Eduardo. E enquanto não for realizada nova eleição em Piên e Ferreira estiver como prefeito, é Nunes quem comandará interinamente a Câmara de Vereadores. José Joanício Machado (DEM) será o primeiro secretário e Rogério Sadi (PSDB), o Kinho, será o segundo secretário.
Prefeito interino
Após a eleição da presidência, o vereador Eduardo Pires Ferreira convocou a realização de uma sessão extraordinária para colocar em votação um Projeto de Decreto do Legislativo para voltar a nomea-lo como prefeito interino de Piên, tendo em vista a vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito em decorrência da morte de ambos. O então prefeito eleito Loir Dreveck foi assassinado no final de 2016 e o então vice, que assumiu a Prefeitura, Livino Tureck, morreu mês passado por problemas de saúde.
Eduardo volta assumir o comando do município já a partir de hoje e permanecerá na Prefeitura até a posse do próximo prefeito, que ainda não tem data definida, pois será realizada uma eleição suplementar na cidade. Até o fim deste ano, Beto Honório, que é vice-presidente na gestão atual da Mesa Diretora da Câmara, permanecerá no comando do Legislativo. Já a partir de 1º de janeiro, quem assumirá interinamente a presidência da Casa de Leis será João Nunes.
Harmonia
Após a eleição, o presidente reeleito agradeceu a confiança dos demais vereadores, destacando que seu objetivo na nova gestão da Câmara será manter a harmonia e a parceria entre os vereadores, sempre prezando pelo respeito e bom entendimento entre os parlamentares. “Nunca esperei assumir o cargo de prefeito nessas condições, mas digo a todos aqui que confiem em minha pessoa porque estou preparado. Podem ter certeza que vontade não irá faltar e a intenção é que continuemos juntos”, disse Ferreira.
Sem prefeito
Conforme o secretário de Administração da Prefeitura, Cristiano Quadros, Piên ficou sem prefeito segunda-feira e ontem. Algo inédito na história política da cidade. Conforme o secretário, que acompanhou a votação na Câmara, nesses dois dias não foram realizados pagamentos e outras ações que implicasse na necessidade de autorização do prefeito.
Durante a discussão do decreto que nomeou novamente Eduardo como prefeito interino, o vereador Joel Cavalheiro (PTB) chegou a comentar sobre o assunto. “Eu havia dito que não tinha necessidade do Eduardo se desligar do cargo de prefeito para concorrer à eleição da Câmara, conforme nossa Lei Orgânica. Mas, enfim, ainda bem que nada de mais grave ocorreu”, comentou.
Tags
Política