Atuando como secretária municipal de Educação de Piên desde 2009, Maristela Wendrechovski anunciou há poucos dias sua saída do cargo. Com isso, ela retoma a partir da próxima semana sua carreira como professora na rede estadual de ensino. Quanto ao cargo, a Prefeitura não pretende definir outro nome até a eleição suplementar que ocorre em 17 de março.
À frente da secretaria por uma década, Maristela atuou para o desenvolvimento de todo o sistema municipal, garantindo que Piên alcançasse nota 7.0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), colocando a cidade como a 35ª melhor entre os 399 municípios do Paraná. "De acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, todos os municípios teriam o prazo até 2021 para atingir 6.0 e nós fomos além, em 2018 ultrapassamos a meta estabelecida e atingimos umas das melhores notas do Paraná”, destaca.
A ex-secretária faz questão de destacar que os bons resultados alcançados só foram possíveis graças ao empenho e dedicação de todos os professores e demais profissionais da educação. "Evidencio aqui que este resultado é de todos. Professores, que sempre aceitaram as propostas elencadas pela Secretaria de Educação e as colocaram em prática com muito trabalho e dedicação, a equipe da Secretaria de Educação com a qual pude contar, todos não mediram esforços, realizando seu trabalho com comprometimento e dedicação”, acrescenta.
Prova Piên
Outra iniciativa implantada por Maristela para acompanhar a aprendizagem dos alunos foi a Prova Piên. Todos os anos aplicava-se o teste e após o resultado, eram feitas ações junto aos alunos que precisavam melhorar, implantando ainda o método fônico de alfabetização, o qual, segundo a ex-secretária, facilita o aprendizado da leitura e da escrita. “Realizei juntamente com a equipe o planejamento da Educação através do Plano de Ações Articuladas entre o município e o Ministério de Educação. Eu e a equipe fazíamos o diagnóstico do município de como a educação encontrava-se no momento e planejamos as ações entre município e MEC, conseguimos com isso vários benefícios para Piên”, explica.
Maristela ainda cita ter contribuído para colocar em prática o plano de governo da Educação na implantação do Programa Municipal do Uniforme Escolar. “O qual sempre assumimos o compromisso de entregar no primeiro dia de aula. Este ano com uma novidade será realizada a entrega da mochila escolar no primeiro dia de aula, idealizada pelo prefeito Livino Tureck (falecido em novembro do ano passado) como incentivo e agradecimento pela nota alcançada no Ideb, deixamos a compra realizada das mochilas, dos materiais e dos uniformes”, conclui.
Tags
Política