Diretora da Apae será mantida

Apae de Piên vem atendendo atualmente 47 alunos

O presidente da Associação dos Amigos e Pais dos Excepcionais (Apae), de Piên, Wilson Luiz, diz que a diretora da instituição, Elaine Zappe, não irá mais ser remanejada para sua função de origem, que é de professora. Segundo Wilson, pelo menos por enquanto, Elaine poderá continuar exercendo sua função normalmente na Apae, aonde tem realizado um excelente trabalho.

Inicialmente, a diretora estaria na lista de servidores da Prefeitura que deveriam retornar às atividades para as quais prestaram concurso público. Cerca de 30 servidores estão na lista e a recomendação para o retorno dos profissionais partiu do Ministério Público do Paraná. Mas no caso de Elaine, a Apae está vinculada à Secretaria de Educação e por este motivo não seria necessário retirá-la do cargo. "A Apae é prestadora de um serviço essencial e a Elaine tem termo de convênio, e por isso está legalmente exercendo sua função aqui na Apae, sem problema algum, por isso, ela será mantida”, afirmou Wilson.

A possibilidade da Apae ter que contratar uma nova diretora chegou a preocupar o presidente. Isso porque, conforme ele, demora aproximadamente um ano para formar um funcionário para atuar em Apaes. “A gestão de uma Apae exige muito comprometimento e precisão. Se não houver comprometimento e essa gestão minuciosa, tudo se torna inviável. Infelizmente estamos engessados em muitas leis e regras que devem ser observadas. Recebemos recursos do Estado e do Município, e qualquer algo errado pode comprometer tudo isso”, explicou. 

Sede

Resolvido o problema com relação à permanência da diretora na instituição, Wilson conta que os próximos meses serão importantes para a Apae de Piên. O presidente explica que já estão disponíveis no caixa da instituição mais de R$ 100 mil em recursos que deverão custear a primeira etapa de um projeto para construção da sede própria da entidade. Atualmente, a escola especial funciona em um espaço alugado pela Prefeitura. 

Wilson diz que o objetivo é iniciar as obras assim que a Prefeitura resolva um problema com relação à desapropriação do terreno onde a sede será erguida, em um espaço doado pela Arauco do Brasil, ao lado da Super Creche do Centro. “O projeto já está pronto. Falta apenas a legalização do terreno. Agora como teremos um novo prefeito, esperamos que o novo governante colabore com a Apae no sentido de resolver esta questão o mais breve possível, pois queremos iniciar a construção da nova sede o quanto antes. Esta sede atual já não suporta toda estrutura da Apae”, disse.

O presidente explica ainda que a nova estrutura irá abrigar três blocos. “A meta é construir um bloco a cada ano. Com a nova sede vamos poder angariar novos recursos e, além disso, vamos pode ampliar o número de vagas. Hoje temos demanda de novos alunos, mas infelizmente nossa estrutura não comporta mais alunos. A minha meta, antes de finalizar meu mandato como presidente, que ocorrerá neste ano, é iniciar esta obra. Porém, dependemos que a Prefeitura e a Câmara regularizem toda a parte documental referente ao terreno”, acrescentou.


Estrutura

A Apae de Piên foi inaugurada em 2009, com o nome de Escola Especial Padre Ramiro. Em junho a entidade, que hoje atende 47 alunos, completa dez anos. Antes disso, os alunos com necessidades especiais eram atendidos na Apae de São Bento do Sul. A instituição conta atualmente com 17 funcionários. “Ainda temos os especialistas – psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista e fisioterapeuta – e outras voluntárias que participam de nosso Clube de Mães, na confecção de artesanato e outros trabalhos”, explica explica a secretária da Apae, Edina Peres. 

Edina e Wilson contam que nos últimos meses um projeto da Apae de Piên, inscrito no Projeto Itaipu, acabou sendo selecionado e receberá R$ 30 mil que serão investidos na compra de novos computares, equipamentos e mobiliário para a instituição. “Também recebemos apoio da população que ajuda a Apae. Temos ainda os empresários que ajudam muito. Assim vamos seguindo em frente, ampliando nossos serviços e sonhando com nossa nova sede”, afirma Wilson. 

Trabalho

Trabalho de aluno foi selecionado para participar de concurso estadual

Na Apae de Piên os alunos com necessidades especiais contam com diversas atividades pedagógicas e recreativas, além do carinho e atenção de todos os funcionários e voluntários envolvidos no projeto. Edina explica que os alunos realizam passeios para fora da cidade e desenvolvem atividades fora da Apae. “Nos últimos dias fizemos uma festa de carnaval com os alunos. Eles produziram fantasias e máscaras. Foi bem divertido. Temos um de nossos alunos, Osvaldir das Neves Lima, que foi selecionado para participar de um concurso estadual de artesanato, junto da professora Edite Beira Franco. Os artesanatos que são produzidos pelos alunos e pelo nosso Clube de Mães são vendidos durante as realizações da Festa do Produtor Rural”, contou.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato