Primeiros dias
Os primeiros dias de governo do novo prefeito de Piên, João Padeiro (PSDB), estão sendo de muito trabalho. Por falar nisso, o prefeito repercutiu em sua página pessoal na manhã desta quinta-feira, que ao contrário dos últimos anos, onde sempre foi decretado ponto facultativo no dia da quinta-feira santa, hoje, todas as repartições públicas estão atendendo normalmente. Ele mencionou que sua principal preocupação com relação a data, foi com as famílias que dependem das creches. João vem se reunindo com diversas lideranças pienenses em seu gabinete demonstrando muita vontade e empenho neste começo de novo mandato, lembrando que ele é o quarto prefeito da atual gestão.
Novo prazo
Por falar no novo prefeito de Piên, cabe ressaltar que João Padeiro conseguiu na semana anterior, prorrogar o prazo para que a prefeitura proceda com a adequação de cerca de 30 servidores públicos, que estão desviado de seus cargos de origem. O último prazo, estabelecido pela promotora pública, Gisele Silvério da Silva, do Fórum de Justiça de Rio Negro, que encaminhou ao executivo uma Recomendação Administrativa solicitando a regularização dos cargos, se estabelecia em até 30 dias após a diplomação do novo prefeito, que ocorreu no último dia 2.
Na semana anterior, João Padeiro organizou uma comitiva com seu Assessor de Gabinete Antônio Carlos de Ramos, e a Procuradora Jurídica Jhennefer Lorrainny Santos Alcalde, até o Fórum em Rio Negro. Na conversa com a promotora o prefeito pediu um novo prazo para adequação, tendo em vista que ele necessita tomar conhecimento sobre cada caso. Ele teve seu pedido atendido e com isso, o prazo que antes de 30 dias, foi prorrogado para 90 dias.
Esta é a quarta vez que o prazo foi prorrogado. A primeira data para a prefeitura ter acertado a situação de seus servidores em desvio de função, foi estipulado para meados de novembro do ano anterior, porém, em virtude da morte do prefeito Livino Tureck (MDB) foi estabelecido nova data, 9 de fevereiro de 2019. Porém, o até então prefeito em exercício Eduardo Pires Ferreira (PSDC) solicitou a prorrogação do prazo em virtude da eleição suplementar, que ocorreu em 17 de março, alegando que as mudanças soariam com teor político. Nesta oportunidade fui estabelecido que as mudanças deveriam serem concluídas em até 30 dias após a diplomação do novo prefeito.
Repercutiu
Um dos casos dos servidores que estavam em desvio de função na prefeitura que mais repercutiu, foi o da professora Sueli de Fátima Taborda Ribas, que ministrava as aulas de ginásticas e musculação no Centro de Atendimento à Mulher (Camu). Ela foi uma das primeiras funcionárias a ser obrigada a voltar para sua função de origem - professora na rede municipal de ensino - ainda na época em que a prefeitura vinha sendo comandada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Pires Ferreira (PSDC), por conta da falta de professores na Secretaria de Educação.
Aulas no Camu
As aulas que vinham sendo ministrada pela professora Sueli, agora estão sendo comandadas por uma empresa de São Bento do Sul, que venceu uma licitação ocorrida na prefeitura, no último dia 2. As aulas tiveram início esta semana e as matrículas continuam abertas em várias modalidades tais como musculação, jump, ritmos, hidroginástica e Natação bebê, infantil e adulto. As aulas agora são de responsabilidade da empresa Nsport Academia e Eventos Esportivos LTDA ME, que irá receber o valor mensal de R$ 13.271,66 para ministrar as modalidades com quatro professores. O contrato de seis meses, que pode ser prorrogado, terá o valor total de R$ 79.629,96. As mulheres que têm interesse em participar das aulas podem entrar em contato com o Camu, pelo telefone 3632-2119, em horário comercial.
Amadurecimento
Quem acompanha frequentemente as sessões da Câmara de Vereadores, pode acompanhar o amadurecimento político que o presidente da Casa de Leis, Eduardo Pires Ferreira (PSDC), que é conhecido no meio político como Eduardinho, teve nos últimos meses exercendo o cargo de prefeito interino, por conta da morte do prefeito Livino Tureck. Ele tem mostrado uma postura mais segura e um discurso cada vez mais afinado, como o que foi dado no dia da cerimônia de posse do prefeito João Padeiro, onde Eduardinho, diga-se de passagem, mandou muito bem em seu pronunciamento.
Outra atitude louvável do presidente da Câmara enquanto prefeito interino, foi permitir que o nome do prefeito falecido Livino Tureck, estivesse impressa em uma placa inaugural do Centro Comunitário de Poço Frio dos Moreiras, que foi entregue à comunidade recentemente, tendo em vista que as obras foram começadas por Tureck. Mesmo sendo vereador da oposição de Livino, Eduardo não se engrandeceu ou se promoveu com a ação. Atitude muito diferente de “políticos” que gostam de fazer cortesia com o chapéu alheio.
Ao meu ver e sem desmerecer os demais parlamentares, Eduardinho, é uma das escolhas mais certeiras da população pienense na Câmara de Vereadores. Esta semana, entrevistei um grande político de Santa Catarina e ele me disse que não existe nova política e velha política, e sim bons políticos e maus políticos. Concordo plenamente e, neste contexto, entendo que para ser bom político a pessoa necessita ter comprometimento com a sociedade e não com interesses próprios. Com esta reflexão encerro a coluna e desejo a todos os leitores do Piên em Notícias, um ótimo feriado de Páscoa. Até semana que vem.
- Alexandre Carvalho