João Padeiro assume para um mandato de 19 meses

Cerimônia lotou Câmara de Vereadores

A cerimônia de posse do novo prefeito de Piên, João Osmar Mendes (PSDB), o João Padeiro, movimentou a cidade ontem à tarde. O evento, que reuniu várias lideranças políticas, como deputados e representantes de secretários de Estado, ocorreu na Câmara de Vereadores, lotando o plenário. Após o discurso, o prefeito anunciou sua equipe de governo, destacando que assim como ele prometeu na campanha, cortando cinco das 12 secretarias, unificando algumas delas.

Emocionado, João citou que agora chegou sua vez de ser prefeito, após outras duas tentativas (2012 e 2016). “Muitos me diziam: 'um dia vai chegar sua vez'. Graças a Deus, chegou e sei que esta responsabilidade é grande. Para mim é uma imensa felicidade ser prefeito de Piên. Trabalhei muito ao longo dos últimos anos para chegar a este momento, porque sempre acreditei na política e agora chegou a hora da gente mostrar que as coisas podem ser diferentes”, discursou.



João elencou ainda que sempre fez política de cabeça erguida, lembrando que já atuou como vereador e presidente da Câmara de Vereadores. “Por isso, é um grande orgulho para mim ver esse plenário cheio. Durante a campanha tivemos grandes apoios. Esta semana estivemos em Curitiba, junto do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, onde garantimos R$ 330 mil para o convênio com o nosso hospital. Esse era o primeiro abacaxi que achava que ia ter que descascar, mas graça à parceria com o governo do Estado, isso nos dá uma grande tranquilidade”, acrescentou. 

Ainda falando em saúde, João Padeiro disse estar muito feliz porque durante conversa com Beto Preto, ficou sabendo de um projeto do governador Ratinho Junior, por meio do qual pretende regionalizar a saúde no Paraná. “É o que vinhamos pregando em nossa campanha, em regionalizar os atendimentos em nosso hospital. Fui um dos primeiros vereadores que apoiei a demolição do antigo hospital na época de nosso prefeito Francisco Marques. Tivemos a coragem de tomar tal decisão com a apoio da comunidade. Demolimos o hospital e construímos outro. Era o sonho do Francisco ter inaugurado este hospital, mas não conseguimos”, salientou. 

De volta ao Legislativo
Com a posse de João, o até então prefeito interino, Eduardo Pires Ferreira (PSDC), volta à sua função de presidente da Câmara de Vereadores. Ele iniciou sua fala repercutindo nota publicada em A Gazeta. “Hoje (ontem), assim que cheguei na Prefeitura, assinei uns papeis e me entregaram o jornal. Estava escrito que em pouco mais de dois anos foram quatro prefeitos. Que história! Bom se não tivesse acontecido, mas infelizmente aconteceu”, lembrou. 

Eduardinho, como é conhecido, lembrou de todos os entraves ocorrido no início da gestão. “As primeiras sessões tivemos a Câmara cheia e o povo cobrando, e com razão. Mas desde aquele momento, eu com minha equipe jurídica sabíamos que estávamos fazendo a coisa certa e que na hora certa, as coisas iriam acontecer”, comentou. 

O vereador que se tornou prefeito lembrou de seu bom relacionamento com então prefeito Livino Tureck, falecido em novembro do ano passado. “Ele me deu a oportunidade em ser prefeito mesmo eu sendo um vereador da oposição. No primeiro ano de mandato, ele saiu de férias e me chamou para assumir. Eu agradeci a confiança. Guardo o Livino em meu coração. Ele sempre foi um guerreiro", disse.

Eduardo disse quem como presidente da Câmara, assumiu a Prefeitura com grandes desafios. “Coube a mim fazer algumas mudanças e acabei fazendo. Algumas sei que agradei, outras não. Mas fiz aquilo que eu achei que deveria ser feito. Agradeço muito aos secretários que estavam presentes quando cheguei e aos que chamei para compor meu governo. Meu lema sempre foi dar continuidade no que o Livino começou e também alcançar novos resultados. Sou muito grato pela oportunidade que tive. Passei por momentos difíceis, mas valeu a pena. Não fiz tudo o que eu queria, mas fiz tudo o que pude”, concluiu.

Primeiro escalão
Secretários municipais de João Padeiro

No final da cerimônia de posse, João Padeiro apresentou sua equipe de governo. Dois nomes já eram conhecidos, Jair Batista de Souza, que será secretário de Saúde, e Norilda Grossl Sacht, que irá comandar a pasta da Educação. Além desses, João apresentou o novo secretário de Agricultura, Moacir Gravi Gonçalves; Antônio Negrelli, irá comandar a secretaria de Obras; Jaqueline Niezer, será a secretária de Administração, Finanças e Planejamento; Jhennefer Lorrainny Santos Alcalde, será a Procuradora do município e por último, a primeira-dama, Carla Mendes, irá comandar a Secretaria de Ação Social e Defesa Civil.

João elencou que promoveu a integração de algumas secretarias, como educação, cultura, esporte e lazer, e também administração, finanças e planejamento, salientando que tal medida irá permitir a economia de recursos públicos. “Na campanha disse que ia cortar 30% dos cargos do primeiro escalão, e ai está. Vimos que nosso gasto com pessoal está chegando no limite com 52%. O corte desses secretários irá possibilitar uma economia de aproximadamente meio milhão por ano”, anunciou.




Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato