Toca do Coelho atrai olhares na escola Marciano de Carvalho

Projeto vem sendo um sucesso conforme na escola Marciano de Carvalho


Com o objetivo de resgatar os valores da Páscoa e despertar em alunos das séries iniciais a imaginação, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, e ainda promovendo reflexões sobre a amizade, a professora Kassuza Peckos realiza na escola da rede municipal, Marciano de Carvalho, em Piên, o projeto Toca do Coelho.

O espaço, montado em uma sala multifuncional da instituição, contém coelhos de verdade e alguns ninhos, onde as crianças esperam ansiosas pela chegada dos ovos de Páscoa e chocolates. "Trazer para os dias de hoje um pouco da história e do significado dessa comemoração é fundamental para resgatar a sua magia, contar às crianças a razão dos símbolos e recuperar a história dará um brilho especial para a comemoração, pois enriquece o significado, acrescenta colorido à vida”, disse a professora. 

Kassuza explica que cultivar o mito da data faz parte do encantamento da infância, e foi pensando nisso que ela e outros alunos da Sala de Recursos tiveram a ideia de desenvolver um projeto referente à Páscoa. “O trabalho com projetos se torna uma forma inovadora de ensinar, ou seja, uma maneira nova de compreender o processo de ensino aprendizagem. Neste mês temos a Páscoa, e o período que a antecede é um momento de fantasia e imaginação para as crianças. Acreditar em coelho da Páscoa é ótimo porque incentiva o mundo lúdico e a criatividade”, acrescenta.

Sala multifuncional

A professora, que é responsável pela Sala de Recursos Multifuncional da escola Marciano de Carvalho, explica que o espaço é dedicado para Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.

Conforme Kassuza, a proposta de articulação entre a sala multifuncional e o trabalho com projetos surgiu da necessidade de ações diferenciadas, respeitando os limites de aprendizagem de cada criança e no desenvolvimento do projeto juntamente com o professor. “Ou seja, o professor não elabora sozinho o projeto, mas em conjunto com as crianças, respeitando a faixa etária de cada uma”, explica.

Kassuza diz ainda que envolver os alunos através de situações de aprendizagens prazerosas, oferecendo suporte, tendo como base a leitura e pesquisa de artigos de jornal, com temáticas sobre o tema a ser trabalhado, incentiva os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita, além de ajudar a sanar as dificuldades de aprendizagem. “Portanto, o objetivo ao trabalhar projetos na sala de recursos é promover a interação e a socialização entre as crianças”, concluiu.

Fonte: Jornal A Gazeta
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