Vereadora denunciou que um médico contratado em empresa, não cumpre produtividade nos atendimentos. (Foto: Alexandre Carvalho) |
A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira (Republicanos) está insatisfeita com o atendimento médico em Piên. Ela pede providência à Secretaria de Saúde e sugere que os contratos médicos só possam ser renovados se comprovado a produtividade e o cumprimento dos horários dos doutores. Este foi o seu requerimento apresentado na última sessão da Câmera de Vereadores, o qual foi aprovado por unanimidade.
Inclusive, a vereadora lembrou que, de agora em diante, o governo federal só vai seguir enviando recursos se houver a comprovação da produtividade. Seandra afirmou que são regras estabelecidas pelo novo programa do governo para avaliação do SUS, o programa Previne Brasil. “Nós, como poder público, quando contratamos alguém, o mínimo que se espera é que se cumpra a produção e os horários. Mas, infelizmente, com a empresa Sermed, que possuiu três médicos atendendo em Piên, um deles não estava com sua produção a contento”, revelou.
Conforme a vereadora, a Prefeitura investiu mais de R$ 700 mil na contratação da empresa. “Pedimos informações e nos certificamos que isso de fato aconteceu, houve essa baixa produtividade e, no entanto, agora sei que estamos em via de renovarmos este contrato médico. Quero que a população saiba que a empresa não cumpriu com os índices estabelecidos pelo Governo Federal”, enfatizou Seandra, que é também servidora pública do município, atuando como dentista na Secretaria de Saúde.
A parlamentar lembrou que várias reuniões já aconteceram por conta de empresas terceirizadas que não estão dando o resultado que se esperava, e em seu entendimento, o município não deve renovar esses contratos. “Não pode ser diferente com os médicos, gastamos um valor expressivo para deixar um médico lá chegar a hora que bem entender, sair a hora que bem entender, atender quando acha que tem que atender. Isso quem tem que determinar é a Secretaria de Saúde. São pessoas que estão recebendo dinheiro público de Piên e não estão contribuindo com o Fundo de Previdência. Temos que ficar atentos porque se a gente paga caro e não temos o serviço que se esperava, está tudo errado”, acrescentou.
Fiscalizar
Seandra foi firme ao dizer que sua função principal como vereadora é fiscalizar o uso do dinheiro público. “Não interessa se sou amiga, correligionária, ou faço parte da base do governo. Minha função aqui não é agradar o prefeito ou a secretária de Saúde ou quem quer que seja. Minha função é zelar pelo serviço público, pela população de Piên”, elencou.
Por fim, ela reforçou ser contra esta renovação do contrato com os médicos. “Esse contrato está para ser renovado e eu falo claramente aqui que não faço muita questão que seja renovado. Digo para vocês os números são muitos bonitos, mas eu estou lá dentro (Secretaria de Saúde) todos os dias, fazem 20 anos, não estou enxergando chifre em cabeça de cavalo, imaginando um lindo unicórnio cor-de-rosa. O serviço não está a contento”, disse.
A favor
O vereador Giomar da Rosa, o Juma (UB), fez questão de se manifestar publicamente a favor do requerimento de Seandra, elencando que também é contra a renovação do contrato com a empresa médica, já que a mesma não vem cumprindo o que prometeu. “Tem todo meu apoio. Se não estão cumprindo o dever de casa não tem que renovar mesmo. Além do mais, é bom esse Requerimento, porque amanhã ou depois podemos ser questionados pela população”, comentou.