Fonte: A.I. Prefeitura de Piên |
A Secretaria de Saúde de Piên, através da Área de Vigilância em Saúde, alerta a população para cuidados necessários com vasos e utensílios utilizados no Cemitério Municipal. Segundo Gilmar Fabiano Nogueira, da Vigilância Sanitária, nas épocas chuvosas, os cuidados devem ser redobrados. “Pedimos que as famílias compareçam ao cemitério e verifiquem se não há água acumulada em vasos”, orienta.
Entre as maiores preocupações do município está com o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. Não importa a época do ano, os cuidados sempre devem ser tomados, conforme explica Gilmar. “Reforçamos que nos dias de chuva, dependendo das estações, os cuidados devem ser tomados. Mas na verdade, precisamos ficar em alerta o ano inteiro”, explica.
Nos próximos dias, com a chegada do Dia de Finados, na quarta-feira, dia 2 de novembro, as famílias devem comparecer ao Cemitério e levar novos vasos e flores para seus entes queridos, desde já, fica o alerta para quem for levar algum objeto que possa acumular água.
Segundo Gilmar, a quantidade de vasos e flores costuma dobrar em razão da data. “Sabemos o quão especial é esse momento para a população de Piên, dia em que lembramos daqueles que partiram, mas todo cuidado deve ser tomado”, diz. A orientação da Vigilância é que qualquer vaso e embalagem deve ser furado, perfurado, para que não haja acúmulo de nenhum líquido. É importante que a população na hora de limpar os túmulos também use água sanitária, pois qualquer foco do mosquito é destruído por conta do produto.
Nesta semana a Prefeitura tem se dedicado a limpeza desses espaços, estacionamentos, para melhor atender a comunidade. Algumas melhorias estão sendo feitas, como a substituição de algumas tampas quebradas, no velário, entre outras. A Vigilância em Saúde encontrou três focos do mosquito da Dengue no centro da cidade e atualmente há um caso suspeito em investigação.