Se o Censo já passou pela sua comunidade e você não foi entrevistado, procure a equipe do IBGE (FOTO: Prefeitura de Piên) |
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que a coleta realizada pelos recenseadores deve finalizar no início do mês de dezembro. O trabalho começou no mês de agosto e tinha a previsão de encerramento no mês de outubro. Entre as dificuldades enfrentadas, esteve a contratação de alguns recenseadores em determinadas localidades.
Em Piên, são 19 setores, entre rural e urbano. Destes, estão concluídos, ou em fase de conclusão, a Campina dos Crespins; Palmitinho; Aterrado Alto; Palmitos e Cachoeirinha. A estimativa dos coordenadores dos trabalhos é que esses locais estejam com 98% a 99% da coleta concluída, faltando especificamente, uma ou duas residências para ser concluído o trabalho. Em andamento, está a coleta no Poço Frio e Trigolândia. No Centro, o setor sede, faltam pouco mais de 40% para que seja finalizado o trabalho.
Segundo os coordenadores, Olinda de Oliveira Gonçalves e Marcos Mielke, a nível nacional os trabalhos tiveram um tempo um pouco maior do que o previsto. “Isso se deve a troca de recenseadores, a desistência, e até mesmo a dificuldade de encontrar alguns moradores nas residências”, explica o supervisor Marcos Mielke. Segundo ele, um exemplo é o Centro, onde a maioria dos moradores trabalham durante o dia.
No último Censo realizado no país, em 2010, a população de Piên foi registrada com 11.236 habitantes. Já para este ano a estimativa é que o município ultrapasse os 13 mil habitantes. “O número de habitantes no município interfere diretamente no repasse de recursos por parte do Governo Federal. Por isso é de suma importância que todas as pessoas sejam incluídas no levantamento”, frisou o secretário de Governo Josnei Grosskopf. Segundo estudos, com a atualização correta dos dados, o município de Piên poderá ter um incremento no repasse anual de cerca de R$ 5 milhões. “Esses recursos serão revertidos em obras e melhorias para toda a população”, disse o secretário.
Por isso fica o apelo para que os moradores das localidades em que a equipe do Censo já passou - e não foram entrevistados - entrem em contato para que possam ser contabilizados nos números. Quem mora na Campina dos Crespins; Palmitinho; Aterrado Alto; Palmitos e Cachoeirinha e não foi entrevistado pode entrar em contato na Agência do Trabalhador, no centro de Piên, ou pelos números 41 98746-3599 com Marcos ou 41 99905-8212 com Olinda.
Tags
Geral