Chapa 1 foi a vencedora da eleição interna da Câmara, ontem |
A Câmara de Vereadores de Piên realizou na noite de ontem, em paralelo com a sessão, a sua eleição interna para escolha dos membros da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. Por 5 votos a 4 o vereador Giomar da Rosa, o Juma (União Brasil) foi eleito o novo presidente do Poder Legislativo pienense. Ele terá como vice-presidente a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira (Republicanos) e Valdir Taborda (PDT) como primeiro secretário. O Vereador Altevir Minikovski, o Tevo (PROS), também compõe a chapa como segundo secretário.
Juma chega a presidência da Câmara de Vereadores de Piên sendo um dos mais novos parlamentares escolhidos para liderar a Casa de Leis, enquanto que Seandra é a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-presidente na Mesa Diretora. Eles venceram a chapa que tinha como presidente o vereador Clever Beil (MDB), com Almir Mielke (União Brasil) como vice-presidente e Joelcio Buba (Republicanos) como primeiro secretário, e Eduardo Pires Ferreira como segundo secretário.
Em seu discurso, após eleito o novo presidente da Câmara de Piên, Giomar da Rosa agradeceu a Deus pela vitória. “Sem ele (Deus) a gente não é nada”, disse. Em seguida ele desferiu alguns agradecimentos e falou sobre seus planos na condução do Poder Legislativo pienense nos próximos dois anos. “Agradeço o apoio dos vereadores na eleição e digo que vocês podem ter certeza que vamos dirigir essa Casa de Leis respeitando as leis. Desde já coloco que o presidente não é mais do que ninguém e, por isso, vou atuar com a ajuda de todos os vereadores”, elencou.
Juma também fez questão de destacar a participação da vereadora Seandra em sua chapa, como vice-presidente. “Me sinto honrado em ter a vereadora Seandra na chapa, é um prazer ter ela na composição. Durante este ano inteiro trabalhamos como uma equipe e assim quero fazer na minha presidência, governando essa casa com a ajudo dos sete vereadores e mais da vereadora Seandra. Também quero agradecer o apoio de minha família e desejar à toda população um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo”, acrescentou.
Seandra elencou primeiramente a satisfação e alegria em poder compor, a partir do ano que vem, a Mesa Diretora da Câmara. ““ma mulher sentada ali (Mesa Diretora) significa muito. Já perdi e sei que não é bom perder, mas, tudo isso faz parte do processo”, disse. Ela ainda fez questão de falar sobre o ano produtivo na Câmara neste 2022, já que a sessão ocorrida ontem, foi a última sessão ordinária do ano. “Parabéns para todos nós pelo 2022. Todos que estão aqui têm se empenhado muito em suas funções com muita dedicação. Embora as vezes discordamos em alguns pontos, o mais importante é estamos trabalhando pelas mesma coisa, pela população de Piên”, comentou a vereadora.
Homenagens a Eduardinho
O que marcou a sessão de ontem na Câmara de Piên, foi os muitos votos de reconhecimento e respeito ao presidente Eduardo Pires Ferreira (PSD) que diz entregar o cargo com o sentimento de dever cumprido. Eduardinho, como é conhecido no meio político, recebeu o carinho e respeito dos demais vereadores, a exemplo de Seandra, que fez questão de deixar registrado suas palavras. “Quero dizer que a gente se espelha em pessoas como você (Eduardinho). Realmente o presidente tem sido para nós um exemplo em ser ponderado, sério em suas condutas, então, vamos procurar seguir seu caminho, copiar um pouco e dar umas cutucadas no que a gente acha errado”, elencou.
Juma também fez sua homenagem a Eduardinho. “Vai ser um prazer ter o senhor do nosso lado, que tem uma carreira política que vem de anos, só quero agradecer por todos os conselhos que você deu para nós nesses dois anos, suas ideias e seu apoio. Meu muito obrigado por tudo o que você nos proporcionou sendo presidente desta casa”, disse Juma.
Repercutiu
A edição de hoje do jornal A Gazeta, repercutir a vitória da chapa de Juma na eleição interna da Câmara de Piên. Na coluna Panorama Político, A Gazeta comentou que a vitória reflete o fato de que o prefeito Tiguera vem perdendo apoio na cena política pienense e que certamente, nos próximos anos ele não terá vida fácil.
De fato a “lua de mel” que os vereadores vinham vivenciando com a Câmara acabou faz tempo, tanto é que a até a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, que é do mesmo partido do prefeito, vem endurecendo seus discursos com relação ao Poder Executivo, que há muito tempo não vêm respeitando prazos legais para responder indagações dos vereadores além de não ter colocado em prática leis que foram aprovados no âmbito do Poder Legislativo.
Juma também não tem poupado críticas a gestão de Tiguera, inclusive, nas últimas sessões da Câmara ele soltou o verbo por conta de secretários que estariam dizendo à população que os vereadores não mandam nada na administração. A vitória de Juma e Seandra para a presidência da Câmara marca ainda o surgimento de uma nova frente política na cidade, pois ontem, logo após a eleição interna da câmara, a comemoração da vitória de Juma e Seandra ocorreu na chácara do ex-prefeito João Padeiro (PSD). É importante lembrar que João Padeiro abriu mão de disputar a última eleição municipal para favorecer a candidatura de Maicon Tiguera, no entanto, como outras lideranças políticas que apoiou Tiguera, ele acabou sendo deixado de lado pela atual gestão.