Grupo iniciou conversas visando pleito do próximo ano |
FONTE: JORNAL A GAZETA
A aproximação do período eleitoral mobiliza grupos políticos de Piên para unir forças. Recentemente, diversas lideranças se reuniram na propriedade do ex-prefeito de Piên, João Padeiro (PSD), para debater as possibilidades de alianças. A intenção é formar um novo grupo para disputar a eleição majoritária no próximo ano.
Além do presidente da Câmara de Vereadores, Giomar da Rosa, o Juma (União Brasil), participaram do encontro os vereadores Eduardo Pires Ferreira (PSD) e a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira (Republicanos), além do empresário Pedro Zanqueta, que foi vice-prefeito de João Padeiro, e outras lideranças políticas, como o ex-vereador Beto Honório. O deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil) também esteve no encontro.
Conforme o ex-prefeito, João Padeiro, o próximo passo será definir quais serão os nomes que o grupo terá à disposição como possíveis pré-candidatos a prefeito e vice. “Meu nome segue à disposição, mas temos outros interessantes dentro do grupo. É tudo questão de definirmos esses nomes, para o quanto antes começarmos a definir as estratégias para a eleição, que está próxima”, salientou.
Ele fez questão de destaca que o grupo agora seguirá estreitando o vínculo com outros políticos, como Valdir Taborda (PDT), e o ex-vereador Rogério Sadi, o Kinho (Progressistas). “A reunião foi muito produtiva, tivemos a participação e presença do ex-vice-prefeito e ex-secretário de agricultura, Moacir Gravi Gonçalves. Agora seguimos conversando com outras importantes lideranças políticas, como o vereador Valdir Taborda e o ex-vereador Kinho. As conversas estão bem avançadas. A ideia é somar forças, nos unirmos pelo bem de Piên. Temos espaço e pensamos que juntos temos mais chances de voltar a comandar a Prefeitura”, elencou Padeiro.
Relembre os fatos
João Padeiro já foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Piên. Ele disputou as eleições municipais de 2012, 2016 e a Eleição Suplementar de 2019, como candidato a prefeito. Em 2019, João Padeiro se elegeu prefeito de Piên, na época pelo PSDB, com 4.305 votos, representando, naquela época, um total de 57,10% do total de eleitores do município. Ele venceu o ex-prefeito Ney Ciupka, obtendo 3.235 votos.
O vereador Juma, cogitado como um dos nomes a integrar a chapa para eleição majoritária, foi o candidato a vereador mais votado em Piên nas últimas eleições, com 311 votos. O segundo mais votado para vereador foi Valdir Taborda (PDT), obtendo 309 votos. Beto Honório, apesar de ser o sétimo candidato mais votado, com 237 votos, não se elegeu por conta da legenda. O grupo ainda conta com a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, eleita pelo Republicanos com a sexta maior votação na eleição proporcional de 2020, com 255 votos. O vereador Eduardinho, também somando força no novo grupo, foi o décimo candidato mais votado em 2020, obtendo nas urnas 224 votos.