O que esperar das Eleições Municipais 2024 em Piên

Corrida pela Prefeitura de Piên deve se intensificar nos próximos meses. Foto: Prefeitura de Piên. 


É caros leitores, 2024 chegou e, importante lembrar que neste ano teremos mais uma Eleição Municipal. Ao contrário de outros municípios na região, onde o clima político já está borbulhando, em Piên as movimentações políticas continuam ocorrendo somente nos bastidores, e sem chamar muito a atenção.

A expectativa agora, com a Janela Eleitoral - período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato – é que as negociações e alianças políticas se alinhem, e finalmente, a política no município comece a ganhar forma. Este período de janela eleitoral vai de 7 de março a 5 de abril. 

Até o momento só se tem uma certeza, o prefeito Maicon Grosskopf irá à reeleição. Quem será o candidato ou os candidatos que irão enfrenta-lo, ainda permanece uma incógnita. No entanto, acredita-se que um dos oponentes seja o ex-prefeito João Padeiro, que favoreceu a vitória de Maicon no último pleito, desistindo de concorrer aquela eleição.  

Em 2019, João Padeiro venceu as eleições suplementar de Piên, após a morte do até então prefeito Livino Tureck, com 4.305 votos, o que representou naquele pleito 57,10% do total do eleitorado de Piên. Na eleição de 2020, mesmo com a máquina na mão (Prefeitura), João optou por desistir de concorrer a reeleição, o que favoreceu o até então candidato Maicon Grosskopf, que encarou o ex-prefeito Gilberto Dranka no “mano a mano”. Maicon acabou vencendo a disputa com 5.027 votos, 1.753 votos a mais que Gilberto Dranka, que angariou naquela eleição 3.274 votos. 

Tendo em vista que João Padeiro e Maicon Grosskopf tem o mesmo perfil de eleitorado, Maicon acabou se favorecendo na disputa “mano a mano”. A dúvida maior é de como seria o resultado daquele pleito, de 2020, caso João não tivesse desistido. Será que Maicon ou João Padeiro, pegariam mais de 3.274 votos?

Passado quase 4 anos daquele pleito, o que vem se desenhando para as eleições deste ano é uma disputa entre 3 candidatos e os nomes, até o momento, são os mesmos da eleição anterior. A diferença com relação ao pleito deste ano, é que o João Padeiro não irá arredar o pé e será candidato. Pelos menos é o que dizem fontes próximas a João Padeiro. Apesar do empresário e ex-prefeito João Padeiro não confirmar diretamente tal fato, que será candidato, é perceptível sua vontade em voltar a comandar o município, além disso, ele tem feito várias reuniões e costuma aparecer com frequência em eventos por toda Piên. Há quem diga que ele, desde que desistiu de participar do pleito de 2020, está em campanha.

Até o momento, a única movimentação política que se vê em Piên são as reuniões políticas que estão envolvendo possíveis pré-candidatos a vereador, além de outros cabos eleitorais de Piên, porém, elas ocorrem na surdina, longe dos holofotes da mídia e da imprensa. Apesar disso, nos próximos meses as movimentações devem se intensificar e os possíveis pré-candidatos que irão disputar a prefeitura neste ano, na eleição que ocorrerá no dia 6 de outubro, deverão começar a aparecer com mais frequência. 

Em meio a inércia política em Piên muitos se perguntam se haverá algum nome novo que poderá aparecer na disputa, porém, considerando que a partir de hoje, dia 9 de janeiro, faltam apenas 271 dias para a eleição, isso é muito pouco provável. Até aqui, seguimos sem novidades e cada vez mais se fortalece a possibilidade da eleição majoritária deste ano contar com 3 candidatos. Resta esperar para ver o que vai ser.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato