Prefeitura de Piên vai iniciar nova revisão no Plano Diretor

 

Prefeitura anunciou nova revisão no Plano Diretor. Foto: Prefeitura de Piên - FONTE: Governo de Piên

A Prefeitura de Piên anunciou ontem, quinta-feira, que será dado início a uma nova Revisão do Plano Diretor Municipal, além da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. A 1ª Audiência Pública de Mobilização, acontecerá na próxima quarta-feira, dia 10, às 19 horas, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Toda população pienense interessada pode participar do encontro.

A nova revisão do Plano Diretor, bem como a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana está sob tutela da Secretaria de Planejamento, Obras e Urbanismo. O Plano Diretor é o instrumento básico de política urbana, que tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Conforme a Prefeitura, o processo de revisão é composto por quatro etapas. Nesta primeira é construída a metodologia para realização do processo. A segunda consiste na fase operacional, onde acontecem todas as oficinas, reuniões, seminários e participação popular para futura elaboração das alterações que serão necessárias.  Já a terceira fase é de computação de todos os dados e informações levantadas na fase anterior para elaboração das alterações do antigo plano e depois a etapa 4, esta última, onde acontece a fase final de elaboração da minuta do plano, apresentação em conferência final e aprovação na Câmara Municipal.

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) visa integrar o planejamento urbano, o transporte e o trânsito, observando princípios de inclusão e sustentabilidade e, posteriormente, será transformado em Lei Municipal. O transporte individual, o transporte de cargas, o transporte coletivo, os pedestres e os ciclistas são alguns dos aspectos considerados pelo PMU. As propostas do plano de mobilidade urbana visam garantir acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, e dinamismo econômico, além inclusão social e preservação do meio ambiente. Este último aspecto é importante por diminuir impactos sobre o meio ambiente em médio e longo prazo para as cidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato