Primeira Audiência Pública da nova revisão do Plano Diretor ocorre hoje, às 19 horas

 

Encontro ocorrerá na sede do CRAS, às 19 horas desta quarta-feira, dia 10 de janeiro 

A Secretaria de Planejamento, Obras e Urbanismo, vai dar início na noite desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, às 19 horas, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em uma nova revisão do Plano Diretor de Piên. Para tanto, a Prefeitura de Piên convida toda população interessada em acompanhar este longo e complexo processo, para participarem da primeira Audiência Pública de Mobilização.

Importante lembrar que junto da revisão do Plano Diretor, que visa ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais do município  e da propriedade urbano em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, também será dado início, na Audiência que ocorrerá hoje, na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Para tanto, a participação popular nesta audiência é de extrema importância.

A Prefeitura informou que a revisão do Plano Diretor será composto por quatro etapas. Nesta primeira é construída a metodologia para realização do processo. A segunda consiste na fase operacional, onde acontecem todas as oficinas, reuniões, seminários e participação popular para futura elaboração das alterações que serão necessárias. Depois seguem as fases 3, de computação de todos os dados e informações levantadas na fase anterior para elaboração das alterações do antigo plano e depois a etapa 4, esta última onde acontece a fase final de elaboração da minuta do plano, apresentação em conferência final e aprovação na Câmara Municipal. Ainda segundo a Prefeitura, nesta primeira Audiência Pública também será colocado em discussão a adequação da fração para zoneamento, ocupação e uso do solo.  

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) visa integrar o planejamento urbano, o transporte e o trânsito, observando princípios de inclusão e sustentabilidade e, posteriormente, será transformado em Lei Municipal. O transporte individual, o transporte de cargas, o transporte coletivo, os pedestres e os ciclistas são alguns dos aspectos considerados pelo PMU. As propostas do plano de mobilidade urbana visam garantir acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, e dinamismo econômico, além inclusão social e preservação do meio ambiente. Este último aspecto é importante por diminuir impactos sobre o meio ambiente em médio e longo prazo para as cidades.

Vale ressaltar que é muito importante que a população participe. Pois Piên ainda dispõe de muitos problemas, como o transporte de cargas pesadas no Centro da cidade, que inclusive vem causando prejuízos para municipalidade e para população como um todo. Inclusive, o Piên em Notícias teve a informação que empreiteiras que realizaram obras de pavimentação no município, ingressaram com denúncias junto ao Ministério Público do Paraná, por conta de obras recém concluídas que já estão sendo danificadas por conta do transporte de cargas pesadas. Esse é um dos muitos problemas que poderão ser discutido diretamente com os representantes do Poder Executivo.




 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato