Construção da E.T.E. do bairro Avencal gerou grande debate na sessão da Câmara de hoje

 

Sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira

Sim. A construção de uma Estação de Tratamento do Esgoto (E.T.E), no bairro Avencal, movimentou a sessão da Câmara nesta terça-feira. Tudo começou após a apresentação de um Requerimento de Informações, de autoria da vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira (Republicanos), solicitando oficialmente dados sobre o processo de desapropriação parcial do imóvel onde será construído a E.T.E., bem como as servidões, rede elétrica, emissário final do sistema de esgoto, valores das indenizações pagas, datas das efetivações das transações, além de outras várias informações referentes aos decretos de número 011 e 012 de 2022.

A vereadora não escondeu a sua frustração com a atual gestão do prefeito Maicon Grosskopf (Republicanos), pelo fato de alguns vereadores ficarem sabendo da construção da E.T.E., através das reportagens publicadas pelo Piên em Notícias na semana anterior. Seandra foi enfática e classificou o episódio como algo que ficou “muito chato” para os vereadores. Outros vereadores, a exemplo do presidente da Câmara, Giomar da Rosa (UB), o Juma, além dos vereadores Almir Mielke (UB), Valdir Taborda (PDT), Eduardinho Pires Ferreira (PSD) e Joelcio Buba (Republicanos), também se manifestaram a respeito do assunto.

Vereadora Seandra levantou a questão na Câmara após apresentar novo requerimento de informações 


Em sua justificativa, Seandra deu aquele, diga-se de passagem, “puxão de orelhas” no Executivo. “Fomos provocados pela própria população porque era para ser em um lugar e decidiram mudar, além sobre os valores pagos a Sanepar. Simplesmente, para mim como vereadora, ficou muito chato não ter essas informações para repassar para população. Ficou até algo fora de propósito, pois entendo que somos nós vereadores quem temos que passar informações para população”, lamentou.

 

Requerimento de informação em 2023

Seandra fez questão de deixar registrado, que em março do ano anterior ela apresentou um Requerimento de Informações ao Executivo, solicitando informações sobre o Plano de Saneamento Básico de Piên. Conforme ela, nada das informações que foram repassadas abordavam questões relacionadas a construção de uma E.T.E. “Claro isso foi em março, e as tratativas começaram em setembro, mas certamente já estaria no radar”, citou. “A Prefeitura está de parabéns, mas algumas pessoas que se sentem prejudicadas com isso também necessitam de uma resposta. Nós vereadores também temos que ouvir as minorias que necessitam se expressar. Essas informações já deveríamos ter, porém, não temos. Talvez todo esse desconforto pudesse ter sido evitado se essas informações e respostas já tivessem sido prestadas no ano anterior, quando apresentei esse requerimento”, disse a vereadora.

 

 Apoiada

Seandra contou com apoio de demais vereadores, a exemplo do vereador Giomar da Rosa, o Juma


O presidente da Câmara, Giomar da Rosa, foi o primeiro a reforçar as colocações de Seandra. “Não deixa de ser uma obra pública, o mínimo que poderiam ter feito, era ter informado a Câmara de Vereadores. Isso irá mexer em muitas áreas como estradas e irá causar todo um transtorno. O povo tem direito em saber de todos detalhes a respeito dessa obra e nós vereadores temos que dar a resposta, temos que levar a verdade até o povo. Parabéns Seandra pela proposição”, disse Juma.

Almir Pedro Mielke também foi no mesmo embalo. “Há por ai diversos comentários e boatos que isso passou pela Câmara de Vereadores. Mas nós não tínhamos conhecimento. Não foi nesse mandato. Tive conhecimento dos fatos através das redes sociais. Se trata de informações muito importante para nós saber porque foi mudado. É importante que nós vereadores, como representantes do povo, tenhamos em mãos, o quanto antes, essas informações”, falou o vereador.

Valdir Taborda comentou que ele como morador do bairro Avencal, está sendo muito cobrado pela população a respeito da falta de informações a respeito da construção da E.T.E. e todo o sistema de esgoto. “Fui nas reuniões e me falaram que o projeto foi assinado em 2017, o que você me diz vereador Eduardo?”, indagou. Eduardinho confirmou que recebeu o projeto na época em que estava como prefeito interino de Piên, após a morte do prefeito Livino. Valdir elogiou a iniciativa reconhecendo a importância e necessidade da obra, porém lamentou a falta de informações. “Vamos ver, o pessoal da Prefeitura diz que não vai dar odor e vai ser feita toda uma área verde em volta, vamos esperar para ver como vai ser”, concluiu.

O vereador Eduardo Pires esclareceu que apenas recebeu o projeto de saneamento básico de Piên, enquanto estava como prefeito interino. "Eu apenas recebi o projeto, eram várias caixas, o projeto em questão levou mais de 4 anos para ser concluído. Não tinha conhecimento técnico sobre o projeto, mas é uma coisa muito boa que vai acontecer. A população do Avencal tem toda razão de reclamar quanto a localização dessa estação. Possa ser que o pessoal da Sanepar venha e nos convençam com o conhecimento técnico que não irá ter tanto odor, mas temos que esperar para ver", disse. 

O vereador Joelcio Buba citou que não há documentos ou registros que comprovem tais comentários de que haveria um acordo para se mudar o local da instalação da E.T.E., citando ainda que a elaboração do projeto foi algo bastante trabalhoso. “Pensando de modo geral nosso município precisa dessa Estação de Tratamento. Importante lembrar que a cada R$ 1,00 gasto em saneamento básico, se economiza até R$ 10,00 em saúde pública”, disse ele lembrando que em breve uma audiência pública com técnicos da Sanepar, será realizada para população saber mais a respeito do sistema que a E.T.E. irá dispor para amenizar problemas com odores.

 

Visita técnica

Por fim o presidente da Câmara informou que nesta segunda-feira esteve na Sanepar, em Curitiba, onde conversou diretamente com técnicos da autarquia, afim de reunir maiores informações a respeito da construção da E.T.E. no bairro Avencal. Juma contou que representantes da entidade se colocaram à disposição no sentido de organizar uma visita técnica em uma das cidades paranaenses que utilizam sistemas idênticos aos que serão instalado na E.T.E. do bairro Avencal. Juma provocou os vereadores a organizarem uma comitiva que contará com vagas para representantes da comunidade do bairro Avencal.

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato