Eduardinho assumiu prefeitura interinamente, após morte do prefeito Livino Tureck
O vereador Eduardinho Pires Ferreira, entrou em contato com o Piên em Notícias, para ressaltar que a decisão de construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Avencal, não partiu dele, enquanto ele estava no comando do município, de forma interina, após a morte do prefeito Livino Tureck, em novembro de 2018.
Ocorre que Eduardinho, como é conhecido no meio político em Piên e região, pousou para uma foto na sede da Fundação Nacional de Saúde, Funasa, em Curitiba, ao receber do órgão o projeto para a implantação do sistema da rede coletora de esgoto de Piên. “Eu fui apenas receber o projeto que levou anos para ser elaborado. Eu apenas recebi e juntamente com o pessoal da prefeitura, trouxemos o projeto. Eu era naquela época o presidente da Câmara de Vereadores. Como nosso prefeito na época faleceu, o Livino, assumi em seu lugar o comando da prefeitura interinamente, até que uma nova eleição fosse realizada”, explicou.
Como nós do Piên em Notícias já relatamos, Piên foi contemplado com recursos oriundos da Funasa, no final de 2011, para elaboração de um projeto para construção de uma rede coletora de esgoto, que teve início no ano de 2012, com a contratação da empresa a Projesan Saneamento Ambiental LTDA.
O projeto contemplava todo sistema de coleta, estações elevadas, estação de tratamento, licenciamentos pelo, na época, Instituto de Águas Paraná (Águas Paraná) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), hoje Instituto de Terra e Água (IAT), além de planilhas orçamentárias e as especificações técnicas dos materiais e equipamentos da obra.
O prefeito que estava no comando do município em 2011 já explicou em sua página pessoal que havia sim um acordo para se construir a ETE a cerca de 3 mil metros abaixo de onde ela será construída, longe de moradores e comércios. O que muitos querem saber agora, é quem possibilitou a construção da ETE dentro do Parque Municipal de Eventos sendo que havia tal acordo. O prefeito Maicon Grosskopf já explicou aos vereadores que esta decisão, de mudar o suposto acordo ou escolher o lugar para instalação da ETE, não partiu dele e tão pouco de seus Secretários.
Vencidos os tramites legais para a realização da obra e sem o tal acordo de mudança de local, a Estação de Tratamento de Esgoto será sim construída nas imediações do Parque Municipal de Eventos, próximo aos lagos, pistas de caminhadas, pista de corrida de cavalo e a ampla e moderna cancha de rodeios do parque. Além disso, a ETE também estará bem próxima de muitas residências, comércios e até uma creche.