ETE será construída próximo a pista de corrida de cavalo e a cancha de rodeios do Parque Municipal de Eventos |
Após uma reunião ocorrida na última quinta-feira, entre alguns vereadores, juntamente com o prefeito Maicon Grosskopf e sua equipe, foi repassado aos legisladores que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será sim construída dentro do Parque Municipal de Eventos e que não adianta a população fazer protestos ou abaixo-assinados. Ainda não se sabe quando as obras da construção da nova ETE irão começar, porém, a única certeza que se tem é que a estrutura será construída dentro do Parque Municipal de Eventos.
Alguns vereadores que foram consultados pela reportagem do Piên em Notícias contaram que o prefeito Maicon mencionou que as obras de tratamento de esgoto eram esperadas há muitos anos em Piên. Em um áudio que o prefeito compartilhou com os vereadores o prefeito ressalta a importância dos trabalhos. “É uma obra aguardada há anos, extremamente necessária que visa atender questões relacionadas ao meio ambiente, saúde pública, a qualidade de vida das pessoas. Nós como gestão pública entendemos se tratar de uma obra extremamente necessária”, disse o prefeito.
O prefeito Maicon ainda fez questão de lembrar que Piên, atualmente, tem a “vergonhosa” marca de 0% em saneamento básico. “Além disso, os esgotos em muitos lugares são despejados na rede pluvial, o que fez com que alguns comerciantes até concretassem algumas bocas de lobos. Muitas fossas estão lotadas e as vezes, vazam. A Prefeitura é constantemente chamada para fazer a limpeza, mas, não temos como fazer isso. Temos muitos empreendimentos comerciais na cidade que não tem esgoto”, salientou.
“Decisão não foi minha”
Outro ponto importante elencada pelo prefeito, é que a decisão de se construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dentro das imediações do Parque Municipal de Eventos, não foi uma decisão de sua gestão. “Não foi uma decisão minha como prefeito, tão pouco do vice-prefeito ou dos vereadores. Salvo engano, foi apresentado em 2017 o projeto para construção com todas as licenças do IAP, hoje IAT. Foi tentado um acordo para levar a Estação mais a baixo mas, não houve acordo. Se alguém está dizendo que foi mudado está mentindo de forma descarada e também politiqueira. Importante frizarmos aqui que esta estação já estava definida nesse local há muito tempo, inclusive com o consentimento de várias pessoas que antes ocupavam cargos públicos e hoje estão reclamando”, salientou.
Audiência pública
O prefeito Maicon explicou aos vereadores que solicitou que técnicos da Sanepar realizem em Piên uma audiência pública para explicar os métodos de como a ETE irá funcionar. “Ocorre que a população imagina que vai ser parecida com o que foi feito em outros locais, mas não. Trata-se de uma moderna tecnologia para diminuir todo e qualquer tipo de odores, além disso, também vamos fazer uma cortina verde para amenizar os impactos”, salientou.
O prefeito Maicon também disse ser mentira algumas afirmações de postagem que apontam que ele e sua gestão não estão nem ai para o Parque Municipal de Eventos. “A gente zela muito pelo nosso parque. Acontece que isso já estava definido. Desde que foi decidido há alguns anos atrás o poder público não pode modificar. Não adianta população fazer abaixo-assinado, não adiante fazer protesto. Nesse momento temos que olhar e saber reconhecer que a rede de tratamento de esgoto é muito importante para nossa cidade e não pode ser um calo como muitos estão querendo colocar”, concluiu o prefeito salientando que todo processo correu de forma licita e de acordo com as leias ambientais em vigor.
Sobre decisão
A reportagem do Piên em Notícias ainda não conseguiu verificar de quem partiu a decisão de se construir uma ETE no bairro Avencal, porém, sabe-se que em 2017, o até então prefeito interino do município, Eduardo Pires Ferreira, que era presidente da Câmara de Vereadores, e assumiu o comando da prefeitura após a morte do prefeito Livino Tureck, viajou para Curitiba, na sede da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), para receber o projeto para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto de Piên, que foi elaborado pela empresa Projesan Saneamento Ambiental LTDA. O projeto foi elaborado em 2012, após Piên ser contemplado com os recursos para elaboração do projeto, pela FUNASA, no final de 2011. O prefeito daquela época se manifestou recentemente em sua página, nas redes sociais, alegando que havia sim um acordo para levar a estação de tratamento de esgoto para outro local bem abaixo do lugar onde será construída a ETE, dentro das imediações do Parque de Eventos.