Projeto arquitetônico apresentado pela prefeitura nos últimos dias |
Piên vem avançando cada vez mais na inclusão social. Nos últimos anos o município avançou muito no atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Recentemente, a Prefeitura apresentou o projeto de construção da sede própria da Associação dos Pais Amigos dos Autistas (AMA), que terá até centro de equoterapia, um dos únicos em toda região. Além disso, o município já planeja a construção de uma sede própria para a APAE de Piên, que hoje está situada em um espaço alugado.
A nova sede da AMA de Piên vem chamando a atenção devido a beleza do projeto. A construção será edificada ao lado do "Meu Campinho", em Trigolândia, num espaço onde hoje já ocorrem sessões de equoterapia para os alunos da entidade. Segundo divulgou a Prefeitura, trata-se de um novo imóvel com 1.170 metros quadrados de área construída, contando com recepção, consultórios, escritório, farmácia, sala de reuniões e banheiros. Além disso será construído um espaço coberto para dar sequência à equoterapia, incluindo baias para a estadia dos animais. A obra irá reunir recursos na ordem de R$ 2,7 milhões e será feita em etapas.
O vereador Giomar da Rosa, o Juma, que preside a Câmara de Vereadores de Piên, é pai de um garoto autista e comemora os avanços no setor. Juma fez questão de relembrar dos primórdios da fundação da AMA. “Começamos a nos mobilizar para a instituição da AMA em Piên, no ano de 2019. Fomos buscando apoio e aos poucos o projeto começou a ganhar forma. No início éramos em seis famílias. Hoje a AMA de Piên atende 64 autistas de nosso município e com a construção de nossa sede própria esse número poderá ser ampliado ainda mais”, comentou.
Segundo a Secretária da AMA de Piên, Cristiane Natsume, a demanda de atendimento de autistas no município não para de crescer. Segundo ela, hoje já estão na fila de espera, à procura de atendimento especializado, mais de 40 crianças. “Hoje nossos alunos encontram atendimento com psicólogos, psicopedagogo e fonoaudiólogo. A demanda não para de crescer. Ano passado, encerramos atendendo 64 alunos. Neste ano, vamos poder atender mais crianças graças a ajuda da empresa Arauco”, explicou a Secretária.
Juma fez questão de lembrar ainda que muitos projetos visando a inclusão social e o bem estar das pessoas autistas ou com outras deficiências, passaram pela Câmara de Vereadores nos últimos anos. “Eu e o vereador Almir, somos pais de filhos autistas, além disso, encontramos nos demais vereadores grandes parceiros na causa, pois sem exceção, todos vereadores nos deram apoio. Aprovamos na Câmara nos últimos anos o Estatuto da Pessoa com Deficiência, também aprovamos a proibição da comercialização e soltura de fogos de artificio com estampidos e outros vários projetos de inclusão social. Importante lembrar ainda que muitos vereadores abriram mão de suas emendas impositivas neste ano, para dedicar os recursos para a construção da nova sede da AMA”, lembrou o vereador.
Próximo passo será a licitação para realização da obra |
Sede da Apae
Outra grande notícia que coloca Piên em posição de destaque na inclusão social é a construção da nova sede da APAE de Piên, gerida pela Escola Especial Padre Ramiro, que atende 58 alunos entre crianças, jovens e adultos do município. A Prefeitura já dispõe do terreno e recursos para a construção. “A licitação já saiu, graças a Deus. Foi através do deputado estadual Pedro Paulo Bazana, que tudo teve início e a ele que sempre seremos grato porque depois de tantos anos a construção de nossa sede vai sair do papel. Também seremos grato a parceria com a Prefeitura, que não está medindo esforços para que nosso sonho seja realizado”, disse Meri Souza, diretora da escola.
Acessibilidade
Neste contexto de inclusão social importante lembrar que outro fator importante é a acessibilidade nos espaços públicos. Um bom exemplo são as obras de adaptação com a construção de rampas e banheiros para pessoas com deficiência, no prédio da Câmara de Vereadores de Piên. As obras estão sendo realizadas após apelo do vereador Valdir Taborda (PDT), que nos últimos anos apresentou um projeto de lei requisitando reformas na sede do Poder Legislativo, visando atender o que assegura outras leis já aprovadas no município nos últimos anos, garantindo o direito de acessibilidade a todas as pessoas com deficiências.
O vereador Valdir Taborda falou ao Piên em Notícias o que o levou a apresentar o projeto de lei requisitando as reformas na Câmara de Vereadores. “Nos últimos anos votamos e aprovamos várias leis visando a inclusão social em nossa Piên, porém, quando recebemos a visita de um cadeirante aqui na Câmara, por exemplo, não temos o mínimo de condições de acessibilidade. Não temos rampas no plenário da Câmara e tão pouco banheiros com acessibilidade, por isso, resolvi apresentar este pedido. Pois nós como políticos temos que dar o exemplo, começando pela Câmara de Vereadores. Agradeço aos vereadores que me apoiaram neste projeto e ao presidente da Câmara o Juma, que colocou as obras em andamento”, disse Valdir.