Em Piên e região muitas pessoas estão reclamando da infestação de maruins
Piên e cidades da região estão sofrendo com a infestação dos insetos conhecidos como Maruim, conhecidos em algumas regiões como “porvinhas”. Em Piên, até os dias atuais, muitas pessoas têm o costume de associar a presença desses insetos, com a atividade da empresa Arauco, porém, importante ressaltar que a presença dos maruins não tem absolutamente nada a ver com a empresa, tanto é que diversas cidades muito distante de Piên estão tendo o mesmo problema.
Conforme pesquisa realizada pelo Piên em Notícias, após contato de alguns seguidores,os maruins se proliferam com clima quente e úmido, geralmente acima dos 28ºC. Pouca gente sabe, no entanto, os maruins são o principal agente transmissor da febre oropouche. Nas últimas semanas, a presença desses mosquitinhos em municípios do Amazonas causou um surto de casos da doença, que chegaram a ultrapassar os 1,6 mil casos em alguns municípios, superando até mesmo os casos de dengue.
Os maruins também já chegaram a ocasionar, em 2017, uma audiência pública em Jaraguá do Sul, onde há muitos anos até aulas chegaram a serem suspensas por conta da infestação dos mosquitinhos. Outro município na região onde são bastante frequentes as reclamações é Joinville. Uma pesquisa realizada pelo biólogo Ulises Sebastian Sternheim, pela Fundação 25 de Julho, concluiu que nos casos de Jaraguá do Sul e Joinville, as infestações estão ligadas ao cultivo de banana. Isso porque os insetos usam o cepo da banana em apodrecimento, para se reproduzirem.
Sobre o maruim
O mosquito maruim é o principal transmissor da febre oropouche. Seu nome vem da linguagem indígena Nheengatu, que significa mosca-pequena. O maruim é 20 vezes menor que o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. O mosquitinho tem um ciclo de vida de aproximadamente 50 dias, se proliferando em regiões quentes e úmidas, com temperaturas superiores a 28ºC.
Infestações em Piên
Em Piên e região o aparecimento dos maruins está cada vez mais frequente. Porém, segundo o vereador Altevir Antônio Minickovski, o Tevo, a presença dos mosquitinhos não tem nada a ver com a empresa Arauco. “Comentei dia desses sobre isso na Câmara. O povo está reclamando muito sobre a presença desses mosquitinhos, mas dias desses uma representante da Arauco esteve em minha casa e me explicou todo trabalho de controle de pragas que a Arauco realiza em seu pátio. Ocorre que toda área onde são guardadas as madeiras de reflorestamento estão sendo dedetizadas duas vezes por dia, as vezes até mais”, relatou Tevo ao Piên em Notícias.
Febre oropouche
Os principais sintomas da febre oropouche são febre alta, dores na cabeça, músculo e articulações, calafrios acompanhados de náusea e ânsia de vomito e erupção cutânea. Os mosquitos fêmeas picam as pessoas para sugar o sangue causando a infecção da febre oropouche. Os sintomas são parecidos com os sintomas da dengue. Casos graves podem resultar em meningite. Os sintomas começam, geralmente, de 4 a 8 dias depois da picada, podendo durar entre 3 a 6 dias.