Equipe Renan Rocha de Jiu-jítsu de Piên é a maior equipe do Paraná |
O projeto “Não tenha medo de recomeçar”, que nada mais é que uma oficina voluntária de aulas de jiu-jítsu, idealizada pelo professor Donisclei dos Santos, continua rendendo frutos para Piên. No último final de semana, os alunos que integram o projeto, estiveram participando em Curitiba, do Campeonato Paranaense de jiu-jítsu, onde os atletas pienenses, que integram o projeto, conquistaram nada mais nada menos que 65 medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e outras 15 medalhas de bronze.
Ao todo, desde que o projeto teve início no município, os atletas pienenses já conquistaram em competições oficiais mais de 400 medalhas, além disso, merece destaque o fato de Piên ter o atual Campeão Mundial da modalidade, o atleta Gustavo Henrique Guerra Bueno (infantil), além do atual campeão paranaense, Eves Matheus Guerra, que já defende e mantém o título de campeão paranaense há três anos.
Na manhã desta quinta-feira estivemos conversando com o instrutor de jiu-jítsu, Donisclei, que fundou em Piên e equipe Renan Rocha de jiu-jítsu. Renan Rocha é o mestre no jiu-jítsu que vem auxiliando Donis a formar novos campeões. Atualmente, a equipe Renan Rocha é a maior e uma das mais conceituadas e respeitadas equipes de todo Paraná. Donis fez questão de relembrar dos primórdios do projeto, onde as aulas de jiu-jítsu eram realizadas na garagem de sua casa.
Donis contou sobre a emoção, de conseguir fazer um projeto de garagem se transformar na maior equipe de jiu-jítsu do Estado. “O coração vai a mil e a ansiedade também. Foi uma sensação maravilhosa porque desde 2020, quando a gente começou a competir eu tinha um sonho, que era tirar aquele projetinho da garagem e levar ele lá no topo. E conseguimos”, comemorou. “Hoje somos a equipe mais forte do Paraná. O que parecia impossível, eu consegui realizar graças ao apoio de todos que ajudam e auxiliam nosso projeto”, completou.
Não tenha medo de recomeçar
O campeão paranaense de Jiu-Jítsu, Matheus Grabowsky, falou com o Piên em Notícias e fez questão de enaltecer o projeto “Não tenha medo de recomeçar”, do professor Donis. “Esse campeonato me trouxe uma sensação muito boa. Nunca consegui me consagrar em nenhum esporte que pratiquei e isso me deixa muito feliz, porque nunca tive um desempenho tão bom em outro esporte, como tenho no jiu-jítsu e devo isso ao professor Donis”, elencou.
O garoto se emocionou ao falar sobre Donis, e sobre as oportunidades que se abriram em sua vida, após ele passar a ingressar a equipe Renan Rocha. “O Donis é como um pai para mim. Ele me ajudou muito sempre quando precisei. Antes de eu começar no projeto estava sem rumo, quase não sorria. Era um fracasso antes do projeto, ai comecei a evoluir graças ao professor Donis, fui melhorando e quando comecei a pensar em desistir, veio essa medalha de ouro, que transformou minha vida”, disse.
Na visão de Matheus, atualmente, não existem tantos casos de uso de drogas entre jovens e crianças em Piên, graças ao professor Donis. “Havia alguns casos, mas o professor Donis conseguiu reverter. Temos autistas em nossas aulas que antes não sorriam, assim como eu. Vários jovens poderiam estar perdido nesse mundo e o professor Donis os salvou. Temos adultos em nossas aulas que largaram as bebidas alcoólicas por conta do projeto. O professor Donis fez muito mais pelo povo de Piên, do que muitos prefeitos e vereadores. Hoje eu não tenho medo de recomeçar e eu e todos nossos atletas temos muito a agradecer ao nosso professor Donis”, concluiu.
Parabéns
Nós do Piên em Notícias, gostaríamos de parabenizar todos os alunos que fazem parte do projeto. Também deixamos nossos cumprimentos e congratulações aos patrocinadores e demais pessoas que apoiam e incentivam este fantástico projeto, esta fábrica de campeões.