Duas CPIs são abertas na Câmara de Vereadores de Agudos do Sul


Na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Agudos do Sul foram colocadas em votação e aprovadas, duas CPIs no intuito de fiscalizar atividades do prefeito Jesse da Rocha Zoellner. As Comissões Parlamentares de Inquérito têm como objetivo apurar os motivos por trás do não cumprimento de Emendas Impositivas e possíveis irregularidades nas contratações feitas pelo Executivo no exercício 2021-2024.

O requerimento nº 003/2024, de autoria dos vereadores Genézio Ferreira, Cornélio Grosskopf e Marcos Colaço, tem como objetivo investigar os motivos pelos quais a atual gestão não tem cumprido com as Emendas Impositivas que foram aprovadas na câmara entre 2021 e 2023. O vereador Genézio Ferreira justificou sua proposição usando alguns exemplos de emendas que não foram cumpridas desde 2021, tais como a instalação de um mini posto na Lagoa dos Pretos e reforma da quadra no bairro Taquara Lisa, cujo qual está sendo realizado cerca de 3 anos após a emenda ser apresentada. Também foi citada a emenda que solicitava uma tubulação de rede para distribuição de água do poço que atende parte das comunidades de Taquara Lisa e Colônia Nova, obra está que, nas palavras do vereador Genézio, teria um valor “pífio” de R$5.000,00.

O vereador Genézio em sua fala ainda salientou a importância de fazer essa fiscalização para garantir que as indicações sejam cumpridas. “Nós aprovamos a questão orçamentaria e o orçamento, ele tem uma previsão se você descumprir isso nós temos que fiscalizar. Não estou aqui para ser um caça às bruxas”, disse.

A CPI foi votada e aprovada com 5 votos favoráveis, 1 voto contrário e uma abstenção, o Presidente da comissão será o vereador Monsa, o Membro será o vereador Elizeu Machado e o Relator será o vereador Matias do Guincho.

Na sequência o requerimento 004/2024 entrou em discussão, o vereador Marcos Colaço esteve com a palavra e iniciou sua fala chamando atenção para o fato de que esta CPI era para ter sido votada no ano passado. “Devido as denúncias que chegou até nós de empresários, funcionários e até pessoas lesadas pelas licitações irregulares. Aí infelizmente, não sei por qual motivo o vereador Elizeu retirou o nome dele, aí como a CPI precisa de três assinaturas, não conseguimos colocar ano passado essa CPI para votação”, explicou. 

Marcos Colaço continuou sua fala mencionando que novas denúncias chegaram e que a população está cobrando os vereadores. Marcos ainda ressaltou que a CPI é uma fiscalização das ações tomadas pela prefeitura e isso não quer dizer que o prefeito será caçado caso não haja irregularidades.

Colocado em votação o requerimento nº 004/2024, de autoria dos vereadores Cornelio Grosskopf, Marcos Colaço e Matias do Guincho, acabou por ser aprovado com 5 votos favoráveis, 1 voto contrário e uma abstenção. A Comissão Parlamentar de Inquérito terá como Presidente o vereador Everson, o Membro será o vereador Deonides e o Relator será o vereador Genézio.

Vale ressaltar que o prefeito de Agudos do Sul, Jesse da Rocha Zoellner, já está respondendo um processo sob acusação de compra de votos via PIX, durante o processo foram encontradas, através de quebra de sigilo bancário, diversas transferências realizadas, para pessoas que votam em Agudos do Sul, em datas próximas ao pleito eleitoral. Quanto a este caso de possível compra de vota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) deverá anunciar uma decisão em breve. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato