Casos de envenenamento de cães e gatos vem crescendo em Piên
Nos últimos meses nós do Piên em Notícias recebemos diversas denúncias sobre casos de envenenamento de cães e gatos. Temos relatos de seguidores dos bairros de Ponte Alta, Avencal além de algumas comunidades rurais, como Aterrado Alto. O que chama atenção é que, em alguns casos, os animais são envenenados dentro do terreno das residências.
Alguns seguidores que relataram seus dramas nos últimos meses a nossa reportagem, contaram que indivíduos acabam jogando carnes e outros petiscos, que são recheados com chumbo e outras substâncias que causam o envenenamento, levando os animais a morte. Segundo relatos dos seguidores, os assassinos de cães e gatos agem nas madrugadas.
A reportagem do Piên em Notícias conversou com a advogada Lilian Rocha (Rocha & Weiss Advocacia), sobre como as pessoas devem agir para coibir e acabar com tais praticas criminosas contras os animais. Ela explicou que matar e envenenar cães e gatos é crime e resulta em cadeia. “É um crime previsto na Lei 9.605, de 1998, o crime de envenenamento inclusive está exatamente no artigo 32, parágrafo 1ºA, que estabelece que quem comete este tipo de crime, tem uma pena de 2 a 5 anos para quem comete esse tipo de crime”, alerta.
Lilian ainda citou que as pessoas devem denunciar o crime em uma Delegacia de Polícia Civil. “Para denunciar, a pessoa precisa se desloca até uma Delegacia de Polícia Civil e informar se tem ideia de quem cometeu o ato, caso não saiba, mesmo assim tem que ser feito para que o Ministério Público possa investigar”, completou a advogada.
Como Piên não conta com uma Delegacia de Polícia Civil, os Boletins de Ocorrência podem ser feitos junto ao Destacamento da Polícia Militar, porém, tendo em vista que é preciso representar o boletim na Delegacia da Comarca, em Rio Negro, para que a denúncia seja proposta ao Ministério Público, é aconselhável que o Boletim seja lavrado diretamente na delegacia de Polícia Civil de Rio Negro. Filmagens de sistemas de monitoramento que tenham flagrado os atos contra os animais, de residências e empresas, também podem ser apresentadas junto às autoridades no momento de registrar o Boletim de Ocorrência.