Massa de ar polar: Piên e região registram primeiras geadas

Geada registrada em Piên nesta madrugada.
Foto: Luiz Grossl


Nos últimos dias toda a região Sul do país tem registrado quedas expressivas na temperatura, tendo até mesmo a ocorrência de neve na serra catarinense, por volta do meio-dia de terça-feira. De acordo com o Simepar, o frio terá seu ápice hoje, quarta-feira, e deverá se manter na região por alguns dias, mesmo com o enfraquecimento da massa de ar polar.

Nesta quarta-feira (29), a região de Piên teve seu primeiro registro de geada no ano, tendo amanhecido com temperatura próxima aos 3°C. Especialistas afirmam que provavelmente o feriado de Corpus Christi terá possibilidades menores de geada, mas ainda será bastante frio em todo o Paraná.

Esta queda nas temperaturas se deve a existência de uma massa de ar polar na região e de um ciclone extratropical que se faz presente no litoral gaúcho, causando ventos que tornam a sensação térmica ainda mais baixa. “Apesar do frio da manhã, o declínio ficará mais evidentes à tarde, mais para o fim do dia, com mínimas ainda mais severas”, explica o meteorologista Lizandro Jacobsen.

Devido à dissipação do fenômeno El Niño, o inverno de 2024, não será o mais rigoroso dos últimos anos, mas deverá ser mais frio que em 2023, não tendo ocorrências de veranicos, como os ocorridos no ano passado, onde a temperatura chegou aos 30°C em pleno mês de agosto. Seguindo na mesma linha, existe a possibilidade de algum frio tardio para o começo da primavera, este seria causado pelo fenômeno La Niña.

Portanto, podemos aguardar uma maior ocorrência de temperaturas próximas à 0°C. Mas nada muito diferente do habitual para o período. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato