Reajuste colossal do IPTU em Piên pode resultar no aumento da inadimplência

 

Seandra quer saber se inadimplência do IPTU aumentou após reajuste colossal nas taxas


 

Mais uma vez, o assunto IPTU de Piên voltou a movimentar as sessões da Câmara de Vereadores. Ocorre que na sessão desta terça-feira, a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, apresentou um Requerimento de Informações, solicitando novos dados a respeito da contribuição. Seandra quer saber agora, como está sendo as quitações do referido imposto, em comparação aos anos anteriores.

Em sua justificativa, Seandra elencou que muitos contribuintes estão procurando os vereadores, alertando para o fato do aumento da inadimplência com relação ao IPTU. Isso porque, em alguns casos, o aumento no imposto ultrapassou os 400% de reajuste, judiando dos contribuintes pienenses. “O IPTU é sempre um assunto espinhoso aqui na Câmara, porque trata da cobrança de impostos e é claro que a população se sente revoltada, já que tem muitos outros impostos para pagarem”, citou a parlamentar.

Seandra ainda fez questão de relembrar, que na época em que a Prefeitura conversou com os vereadores a respeito da atualização da base de cálculo do IPTU, alguns vereadores, a exemplo dela, sugeriram que a municipalidade fizesse os reajustes de forma escalonada, para não prejudicar a população, porém, isso não aconteceu. “O Secretário (Claudemir) ficou de avaliar, mas, infelizmente, acabou não acontecendo o que sugerimos. A questão é que queremos saber se valeu a pena aumentar tanto o IPTU? A população está pagando? É importante termos essas respostas para termos argumentos para o Tribunal de Contas, quando eles indicarem outros aumentos, como aconteceu com o IPTU”, salientou.


Inadimplência

A preocupação da vereadora Seandra, é quanto a um possível crescimento nos índices de inadimplência do IPTU de Piên, tendo em vista o aumento astronômico que pegou os contribuintes pienenses de surpresas. De fato, como já comprovamos junto a vários seguidores, a inadimplência quanto ao pagamento das taxas de IPTU deverá aumentar em grande escala, isso porque muitos contribuintes não têm dinheiro para pagarem as taxas. Alguns contribuintes já relataram a nossa reportagem que não irão pagar as taxas de IPTU e que estão ajuizando ações judiciais contra o município, por conta do reajuste astronômico.

Além disso, é importante lembrar que além do aumento descomunal do IPTU em Piên, as taxas de Alvarás também tiveram reajuste colossal, pegando muito pequenos e médios empresários de surpresa. Tendo em vista que a situação econômica do Brasil não é das mais favoráveis para o comércio, ainda mais tendo em vista que o mundo ainda se recupera de tempos difíceis após a pandemia, muitos contribuintes estão relatando a reportagem do Piên em Notícias que não irão pagar as taxas de IPTU, e que irão procurar na Justiça seus direitos como contribuintes. Resta esperar as informações requisitadas pela vereadora Seandra, para tirar a dúvida, se o reajuste colossal do IPTU foi bom ou pior para a municipalidade.

Em meio a tantas dúvidas e revolta por conta do aumento, fica outra dúvida, por que a Prefeitura não acatou a sugestão dos vereadores em reajustar as taxas de forma escalonada, ano após ano, e assim facilitar a vida dos contribuintes pienenses. Além disso, é importante lembrar que os vereadores vêm sendo apontados como os responsáveis pelo aumento colossal tanto no IPTU quanto nas taxas de Alvarás, porém, estamos falando de ações que não competem ao Legislativo municipal. Sabemos que a base de cálculo estava desatualizada há anos, porém, é certo reajustar as taxas de forma a possibilitar que alguns desses impostos tenham mais de 400% de aumento de um ano para o outro?

Importante citar que o aumento se deu, conforme justificativa da atual gestão, por conta de uma determinação do Tribunal de Contas, levando em consideração que a municipalidade não pode abrir mão de suas receitas. Porém, é justo reajustar as taxas da forma como foram feitas de um ano para outro, penalizando a população pienense que agora terá que ralar para poderem pagar seus impostos? Bom, a única certeza que se tem até o momento é que este assunto – IPTU de Piên – ainda irá render muitas discussões e processos, além é claro de inadimplência e contribuintes ficando com dívidas ativas por conta de um reajuste irresponsável que está causando muitos transtornos e dor de cabeça para os contribuintes pienenses.


 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato