Valdir Taborda aponta que reajuste do IPTU em Piên tem que ser revisto

 

Vereador Valdir Taborda falou sobre IPTU e as Taxas de Alvarás na sessão desta semana - FOTO: Alexandre Carvalho

 

Mais uma vez a questão do aumento descomunal do ITPU e das taxas de Alvarás em Piên vieram à tona nas sessões da Câmara de Vereadores de Piên. Desta vez, quem resolveu abordar o assunto foi o vereador Valdir Taborda. Na sessão desta terça-feira, Valdir elencou que a classe política do município tem que fazer algo no sentido de reaver os percentuais no reajuste da cobrança de ambos os impostos.

Durante a Palavra Livre, Valdir salientou que os vereadores devem buscar uma solução para baixar os valores, tendo em vista que a inadimplência quanto aos pagamentos dos tributos, podem aumentar em grande escala nos próximos anos. “Esse negócio não vai dar certo, muita gente não vai ter dinheiro para pagar, depois isso vai virar uma bola de neve e os contribuintes terão juros e outras taxas pra pagarem, nós não podemos deixar esse aumento absurdo valer, porque isso não é certo com a população”, disse.

Valdir lembrou que o município não pode negar receitas, no entanto, na visão do parlamentar, o reajuste teria que ser feito de forma escalonada para não penalizar a população pienense. “Sabemos que o prefeito não podia negar o aumento por conta das leis, mas isso tinha que ser feito aos poucos, não aumentar duma vez só toda essa quantia, ainda depois do que passamos já com a pandemia. Já não está fácil a coisa para os comerciantes e pequenos empresários, e ainda vem um aumento de impostos de uma forma dessa, onde pra muitos o aumento foi de mais de 400%”, acrescentou.

Valdir Taborda elencou que muitas empresas estão indo embora de Piên e que, além disso, muitas salas comerciais estão vagando.  “Se não mudarmos isso, o futuro de nossa cidade estará comprometido”, elencou. “Não se pode aumentar os impostos assim de tal forma, sem avisar a população sem se discutir algo que mudou a vida de grande parte da nossa população que pagam IPTU e Alvarás. Entendo que se conseguirmos unir forças e levarmos o caso para Justiça conseguiremos fazer com que essa situação seja revista e que esse aumento seja planejado de forma gradativa, aos poucos”, completou.

 

Buscando soluções

A reportagem do Piên em Notícias conversou com o vereador Valdir Taborda. O parlamentar mencionou que vem fazendo diversos contatos na área política e jurídica, a fim de se buscar alguma forma de viabilizar que o reajuste nas taxas de IPTU e Alvarás, seja feito de forma gradativa. “Muitos contribuintes estão alegando não ter dinheiro para pagarem as taxas. Isso é preocupante. Além do mais, como vamos atrair novas empresas para Piên, novos comércios, com taxas de impostos tão altas assim. Esses reajustes não poderiam ter sido feito de tal forma, tudo em uma única vez, agora quem está sofrendo é a nossa população”, disse.

Valdir ainda fez questão de elencar que quando a prefeitura procurou os vereadores para explicar sobre a necessidade da atualização da base de cálculo do IPTU e do Alvará, em nenhum momento foi dito aos parlamentares que o aumento ultrapassaria os 400% de reajuste. “Até porque se fosse assim, creio que nenhum vereador iria ser favorável ao reajuste. Essa questão do reajuste dessas taxas não ficaram bem claras para nós vereadores, e o pior de tudo, é que a Prefeitura ainda culpa nós vereadores pelo aumento, sendo que isso nem compete a nós vereadores”, lamentou.

Por fim Valdir lamentou que a população pienense esteja sendo penalizada, salientando que vai continuar buscando força para viabilizar que os reajustes do IPTU e das Taxas de Alvarás sejam revistas. “Vimos por ai muitos casos parecidos com o de Piên, onde a Justiça acatou a suspensão do aumento do IPTU devido ao grande percentual de reajuste. Não se pode aumentar em mais de 400% um imposto de um ano para o outro, ainda mais depois de uma pandemia. Além disso, devemos considerar que a economia brasileira não vai bem e para piorar neste ano ainda tivemos uma safra não tão boa como as dos anos anteriores. Então temos que fazer alguma coisa para ajudar esse povo”, concluiu o vereador.  

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato