Prefeito Jesse Zoellner será julgado no próximo dia 1º |
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) marcou para o próximo dia 1º de julho o julgamento do prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner. O processo, por compra ilícita do sufrágio, ou compra de votas, vem se alastrando desde o início do ano anterior na corte do TRE. Após vários pedidos de vistas e adiamentos, em novembro do de 2023 o processo acabou empatado em 3 a 3, quando o até então presidente da corte, solicitou que as testemunhas fossem ouvidas novamente.
No início deste ano, o TRE-PR montou uma espécie de QG na Câmara de Vereadores e passou a notificar novamente as testemunhas, que pela segunda vez foram ouvidas em juízo. Após ouvidas as testemunhas e constatado as transferências via PIX, realizadas pelo prefeito Jesse na semana na eleição suplementar de Agudos do Sul, no final do ano de 2022, o processo retornou para o órgão e vinha aguardando despacho para o julgamento final.
Nos últimos dias uma comitiva formado por vereadores, ex-prefeitos e outras lideranças políticas, marcaram uma audiência com o presidente do TRE-PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e cobraram agilidade no julgamento. Após isso o processo foi encaminhado para despacho final, onde a defesa do prefeito Jesse tentou novo recurso afim de adiar o julgamento. No entanto, o recurso foi negado e o julgamento final do caso foi marcado para o dia 1º de julho.
Caso condenado por compra de votos o prefeito Jesse Zoellner e seu vice-prefeito irão perder o mandato e ficarão inelegível por 8 anos, desta forma, Jesse que vinha se colocando como um possível pré-candidato na eleição municipal deste ano, não poderá concorrer a reeleição. Importante lembrar que o Ministério Público e o Juiz Eleitoral da comarcada de Fazenda Rio Grande já havia solicitado o afastamento imediato de Jesse e seu vice-prefeito, após a constatação de vários pagamentos via PIX a eleitores de Agudos do Sul, na semana da eleição suplementar, porém, o prefeito recorreu e por meio de uma liminar, até os dias atuais se mantem no cargo.
Os que dizem as partes envolvidas
A reportagem do Piên em Notícias entrou em contato com o prefeito Jesse Zoellner, que disse que está se concentrando em seus compromissos com o município de Agudos do Sul. “Sobre o processo, está em mãos dos meus advogados, estou compromissado com o mandato que o povo me concedeu, realizando e concretizando obras de grande importância a população, como pavimentações, principalmente agora do asfalto novo vida Nova, a nova escola, parque na entrada da cidade, e agora mais uma nova creche que vai chegar”, disse o prefeito Jesse. Nossa reportagem também tentou contato com os advogados do prefeito Jesse. Porém, até o fechamento da matéria, não obtivemos respostas.
O Piên em Notícias também ouviu o autor da denúncia que resultou no processo contra o prefeito Jesse Zoellner, o pré-candidato a prefeito de Agudos do Sul, Diego Teixeira, que comentou que acredita na Justiça Eleitoral. “Eu só espero que está situação seja definida porque a população de Agudos do Sul aguarda uma resposta. Esse processo vem se alastrando há mais de um ano e é preciso que uma decisão final sobre a questão seja anunciada. Sendo que há várias testemunhas que receberam PIX, vários pareceres, da Procuradoria, do Ministério Público, relatores, que já se manifestaram a favor da cassação, tendo em vista que existem provas robustas que comprovam os fatos. Agora só aguardamos que a justiça seja feita”, conclui Diego.