Prefeito é acusado de compra de votos - FOTO: Divulgação |
Será realizado na tarde desta segunda-feira, na corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) o julgamento do prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner. Ele é acusado de compra de votos na eleição suplementar do município, no final de 2022. As expectativas quanto ao julgamento são grandes, isso porque o processo vem se alastrando na corte do TRE-PR desde o ano anterior, com vários pedidos de vistas e reviravoltas, até novas oitivas com as testemunhas que receberam pagamentos via PIX do prefeito Jesse.
Certamente, muitas lideranças políticas de Agudos do Sul estarão presentes no julgamento acompanhando atentamente o que pode ser o desfecho final do caso. Dias atrás uma comitiva composta por vereadores e presidentes de partidos do município, estive em audiência com o presidente da corte, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, para cobrar celeridade no processo tendo em vista a aproximação das Eleições Municipais de 2024. Há dúvida é se haverá um novo pedido de vistas.
A defesa do prefeito Jesse ingressou com recursos, porém, todos foram negados. As provas que pesam contra o prefeito são robustas. Além da quebra do sigilo bancário do prefeito, várias testemunhas confirmaram em juízo terem recebidos pagamentos via PIX de Jesse, na semana das eleições suplementares de Agudos do Sul. Desde fevereiro do ano anterior, o julgamento acabou sendo adiado seis vezes após pedido de vistas dos desembargadores. No final do ano passado o julgamento acabou empatado em 3 a 3, quando o até então presidente Wellington Emanuel Coimbra de Moura, votou para que as 36 testemunhas fossem ouvidas novamente.
Em fevereiro deste ano as testemunhas foram intimadas a comparecerem para darem novos depoimentos e mais uma vez os fatos se confirmaram, sendo que várias testemunhas afirmaram ter recebido pagamentos via PIX feitas pelo prefeito. Caso o prefeito seja cassado, o vice-prefeito Antônio Ferreira também sofrerá a mesma punição e quem assumirá o comando do município, até o fim deste ano será o presidente da Câmara de Vereadores.