Novo prefeito de Agudos do Sul será eleito por eleição indireta entre os vereadores

 

Somente os nove vereadores que compõe o Poder Legislativo de Agudos poderão se candidatar ao cargo de prefeito. Eleição ocorrerá nesta sexta-feira, às 19 horas. FOTO: Piên em Notícias

A Câmara de Vereadores de Agudos do Sul irá realizar nesta sexta-feira, dia 19 de julho, às 19 horas, uma Eleição Indireta para eleger o novo prefeito de Agudos do Sul, que permanecerá no cargo até dezembro próximo, quando se finda o atual mandato. A convocação se deu em virtude da cassação do mandato do prefeito Jesse Zoellner, por compra de votos via PIX ocorrido na eleição suplementar em 2022.

A eleição indireta ocorre somente entre os vereadores, podendo votar os 9 parlamentares que compõe o Poder Legislativo de Agudos do Sul. Os vereadores que irão se candidatar para prefeito têm até às 17 horas do dia da eleição que ocorrerá por meio de voto nominal e secreto em sessão fechada, transmitida pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Agudos do Sul. Vence o candidato que tiver a maioria simples dos votos. No caso de empate vence aquele que tiver maior idade.

Nos últimos dias o Poder Legislativo de Agudos do Sul foi notificado pelo TRE-PR, a convocar realização de eleições indireta. Os decretos legislativos (Nº 017, 018/2024) foram publicados nos dias 15 e 16 de julho, convocando as eleições indiretas para esta próxima sexta-feira. A realização de um novo pleito em Agudos do Sul vem movimentando os bastidores da política local e até a próxima sexta-feira, às 17 horas, todos os nove vereadores podem se candidatar a prefeito de Agudos do Sul. No entanto, estes que se candidatarem terão que abrir mão da reeleição para vereador.  

A cassação do mandato do prefeito Jesse põe fim a uma disputa judicial que vinha se alastrando na corte do TRE-PR desde o início do ano anterior, após um juiz eleitoral acatar pedido do Ministério Público e determinar a cassação por meio de afastamento imediato e perda dos direitos políticos do prefeito e seu vice-prefeito, Antônio Ferreira. Porém, o prefeito recorreu e conseguiu se manter no cargo de prefeito até semana passada, quando enfim a justiça eleitoral confirmou a cassação do prefeito, que informou que já recorreu da decisão em Brasília.

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato