Nos últimos meses João Padeiro esteve na redação do Piên em Notícias, acompanhado do empresário e ex-vereador Élio Taborda |
Nesta quinta-feira divulgamos que a maioria dos grupos políticos de Piên irão realizar suas convenções partidárias nos próximos dias. No final da tarde de ontem, conversamos com o pré-candidato a prefeito de Piên, João Padeiro, que nos confirmou que a convenção dos partidos que apoiam a sua pré-candidatura (PSDB e PL) irá ocorrer no dia 5 de agosto, às 17 horas, na chácara do ex-prefeito.
O prazo para a realização das convenções partidárias, para deliberação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, começou no dia 20 de julho e se prolongará até o dia 5 de agosto. Desta forma, João Padeiro irá realizar a sua convenção no último dia do prazo. Vale lembrar que definido os candidatos, em convenção, o próximo passo é o registro das candidaturas junto ao sistema da Justiça Eleitoral, o que deverá ocorrer até 15 de agosto. A partir do dia 16 de agosto tem início a Propaganda Eleitoral.
Como está o cenário político em Piên
O cenário político em Piên segue embolado. A princípio as expectativas apontam para uma disputa eleitoral com quatro candidatos a prefeito, isso porque quatro lideranças políticas do município, já colocaram seus nomes à disposição como pré-candidatos a prefeito. O primeiro a confirmar sua participação no pleito, foi o prefeito Maicon Tiguera e seu vice-prefeito Pedrinho da Farmácia, que já tiveram seus nomes aprovados em convenção realizada nesta terça-feira.
Nos próximos dias, quem deverá confirmar seus nomes em convenção do União Brasil, deverá ser a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, que colocou seu nome à disposição como pré-candidata a prefeita, juntamente com o vereador Giomar da Rosa, o Juma, como pré-candidato a vice-prefeito. Ainda existe expectativas de que o ex-prefeito Gilberto Dranka coloque seu nome em convenção para disputar mais uma vez a prefeitura de Piên.
No páreo ainda tem o PDT, liderado pelo vereador Valdir Taborda. Anteriormente, o filho de Valdir, o também ex-vereador Élio Taborda, havia manifestado interesse em colocar o nome à disposição como pré-candidato a prefeito, tendo João como vice. Porém, ao que tudo indica os planos mudaram tendo em vista que João vem se manifestando como pré-candidato a prefeito. Resta saber se o PDT irá somar forças junto a outro grupo político ou lançar uma chapa pura, como o União Brasil.
Os grupos vêm dialogando e buscando algum entendimento no sentido de formarem alianças políticas para eleição majoritária, no entanto, até o momento, nada está definido. A certeza virá após o dia 15 de agosto, quando todos os partidos terão que registrar junto a Justiça Eleitoral, os nomes definidos em convenção, para disputarem a eleição majoritária (prefeito e vice-prefeito) e a eleição proporcional (vereadores). A partir daqui os pré-candidatos serão candidatos e irá começar mais uma Eleição Municipal.