Com a aproximação do início de mais uma campanha eleitoral com a realização das Eleições Municipais de 2024, as movimentações políticas vêm se intensificando em Piên e nos demais municípios que irão realizar eleições para elegerem prefeitos e vereadores neste ano no Brasil. O dia da votação se dará em 6 de outubro a partir das 8 horas da manhã.
Desde o último dia 20 de julho, até o próximo dia 5 de agosto, os partidos políticos estão autorizados e realizarem suas convenções partidárias, onde os grupos políticos podem definir quem serão os pretensos candidatos a prefeitos e vereadores no município. Em Piên, por exemplo, o grupo político do atual prefeito Maicon Grosskopf, que é pré-candidato a reeleição, esteve realizando sua convenção na noite desta terça-feira no salão Busch, em Gramados.
Realizado as convenções e definidos os pré-candidatos, os grupos políticos têm até o próximo dia 15 de agosto para registrarem suas respectivas candidaturas junto ao sistema da Justiça Eleitoral. A partir do dia 16 de agosto tem início a Propaganda Eleitoral após o prazo de registro. Até o dia 16 de agosto qualquer publicidade ou manifestação com pedido explicito de voto pode ser considerada irregular e passível de multa.
Importante lembrar ainda que desde o último dia 6 de julho, que marca os três meses que antecedem o pleito, pretensos pré-candidatos que estão exercendo cargos políticos ou públicos devem tomar o máximo de cuidado por conta das Condutas Vedadas, que nada mais são do que uma série de proibições que visam garantir uma disputa justa para todos os candidatos. Por isso, prefeitos e vereadores em exercício e candidatos à reeleição estão proibidos até o dia da eleição de nomearem novos cargos políticos, além de não poderem comparecer em eventos de inauguração de obras públicas.
Atualmente a Justiça Eleitoral oferece vários aplicativos onde os eleitores podem denunciar pré-candidatos (antes de 16 de agosto) e candidatos (depois de 16 de agosto) que estejam cometendo possíveis crimes eleitorais. O mais famoso é o aplicativo Pardal, onde os eleitores podem até encaminhar fotos e vídeos das irregularidades. Como ainda não há oficialmente candidatos e candidatas registrados para as eleições 2024, no momento, a aplicativo permite apenas as denuncias de casos de propagando eleitoral antecipada. Outras irregularidades poderão ser denunciadas posteriormente ao registro de candidaturas.