A vizinha Agudos do Sul, também definiu os pré-candidatos a
prefeito e, a exemplo de Piên, serão três as chapas que agora serão
protocoladas junto a Justiça Eleitoral, sendo Diego Teixeira (MDB) e Iwerson
Pires (União Brasil), pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito,
respectivamente, o atual prefeito interino, Genézio Ferreira (PL) e o
ex-prefeito cassado, Jesse Zoellner (PSD), como pré-candidatos a prefeito e
vice, e fechando a lista, Jair Batista, pré-candidato a prefeito pelo Podemos,
juntamente com Orli Persch, também do Podemos, como pré-candidato a
vice-prefeito.
Mais uma vez as Eleições Municipais em Agudos do Sul começam com muitas surpresas, a maior delas com relação a chapa de Genézio, pré-candidato a prefeito, juntamente com Jesse Zoellner, que acabou tendo seu mandato cassado no início do mês de julho, por compra ilícita de sufrágio, ou compra de votos. Jesse recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, já teve um recurso negado pela presidente da corte, a ministra Carmem Lúcia. Os meios legais para possibilitar que ele possa participar do pleito, tendo em vista a cassação, são o que mais estão despertando curiosidade nos grupos adversários e nos eleitores de Agudos do Sul, tendo em vista que Jesse, também teve seus direitos políticos cassados.
Além disso, importante relembrar que o Progressistas, que estava ligado ao grupo do ex-prefeito Jesse Zoellner, acabou coligando com o grupo político que apoia o pré-candidato a prefeito Diego Teixeira, assim como o Solidariedade, que irão somar força no grupo que conta com o apoio da ex-prefeito Luciane Teixeira, e do ex-prefeito Zezo Pires. Diego e Iwerson, que compõe a chapa, são filhos de Luciane e Zezo.
A novidade no pleito municipal de Agudos do Sul neste ano é a pré-candidatura de Jair Batista, pelo Podemos. Jair articulou a sua participação no pleito e confirmou outro nome do Podemos, Orli Persch, que já foi vice-prefeito, para compor a chapa. A exemplo de Piên, Agudos do Sul deve ter próximo de 100 pré-candidatos a vereadores. Lembrando que o prazo para o registro das candidaturas, prossegue até o próximo dia 15 de agosto, sendo que a Propaganda Eleitora, onde os pré-candidatos se tornarão candidatos, começa em 16 de agosto. Importante lembrar ainda que após protocoladas no Sistema da Justiça Eleitoral, as candidaturas serão deferidas ou indeferidas.
Vale lembrar que o município realizou no mês anterior, em meio ao recesso parlamentar de meio de ano da Câmara de Vereadores, uma Eleição Indireta, onde os vereadores elegeram um dos membros do plenário do Poder Legislativo (vereadores) como prefeito, neste caso, Genézio Ferreira. A eleição se deu em virtude da cassação de agora ex-prefeito Jesse, que agora integra a chapa do atual prefeito interino, como pré-candidato a vice-prefeito.