Fumaça de incêndios na Amazônia e Pantanal atingem o Paraná

 

Imagem: Reprodução Climatempo

Nuvens de fumaça tem sido cada vez mais presentes no céu paranaense e, segundo Climatempo, esta seria resultante da mistura de queimadas que ocorrem no Brasil, na Amazônia e no Pantanal, e em outros países, tais como Bolívia e Paraguai.

De acordo com informações do Climatempo, alguns ventos que sopram do norte e noroeste brasileiro te contribuído para trazer a fumaça, que tem sido monitorada via satélite, para os estados do Sul.

Outros fatores que contribuem para que as nuvens de fumaça se espalhem são as correntes de ar presentes na altitude de 1,5 mil metros e a mudança na circulação dos ventos sobre o continente.

O sistema BD Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou, entre 1° e 29 de agosto, 59.034 focos de queimadas no Brasil, tendo Mato Grosso como estado com maior número de ocorrências, com 12.029 (20,4% do total), tendo na sequência Pará e Amazonas.

Entre os estados do Sul o líder é o Paraná com 872 focos de incêndio neste mês, seguido do Rio Grande do Sul com 660 pontos, e Santa Catarina com 628 focos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato