Vista da Cooperleste para Arauco. Foto enviada pela seguidora Daiane. |
Várias cidades da região sul do Brasil amanheceram com suas paisagens cobertas por uma bela, porém gélida, camada branca. As geadas já eram previstas para essa semana, que vem sendo a mais fria do ano, apresentando temperaturas negativas em diversas regiões. Em nossa região, mesmo com uma leve alta nas temperaturas, o alerta de geadas permanece.
A temperatura mais baixa registrada no Paraná hoje foi de -5,3°C em General Carneiro, a cidade já possuía a marca de temperatura mais baixa do ano no estado, marca atingida em 1º de julho, quando os termômetros registraram -3,9°C. Já em Santa Catarina, que teve nesta terça-feira (13) seu quinto dia seguido registrando temperaturas negativas, a cidade mais fria foi Urupema, na serra catarinense, onde a temperatura ficou em -6,47°C. A cidade de São Joaquim, também na serra catarinense, registrou -3,79°C nesta manhã.
Aqui na região, a cidade mais fria, segundo registros do Clima Tempo, foi Rio Negrinho, onde as mínimas chegaram a -2°C e possui previsão de máxima de 13°C para hoje. Piên registrou a segunda menor temperatura, com -1°C sendo registrado na última madrugada e tendo como máxima prevista para 17°C. Em São Bento do Sul, as temperaturas amanheceram em 0°C e não devem ultrapassar 11°C no decorrer do dia. Cidades como Rio Negro, Campo Alegre, Agudos do Sul, Quitandinha e Tijucas do Sul tiveram temperaturas positivas, embora muito próximas a 0°C, tendo as mínimas variado nessas cidades entre 1°C e 3°C.
As previsões para os próximos dias indicam uma leve alta na temperatura e não mostram chuvas para os próximos 10 dias. Embora demonstre um aumento na temperatura, a previsão é de que a maioria dos municípios da região devem ter mínimas acima de 10°C somente a partir de sábado. Das cidades já citadas da região, Piên será a única que ficará com temperatura mínima abaixo de dois dígitos no sábado (17), ocasião em que a mínima será de 9°C com máxima de 27°C.
Ao longo da manhã vários seguidores do Piên em Notícias (PEN) mandaram fotos mostrando como ficaram as paisagens após a geada desta manhã. Algumas das fotos recebidas por nossa redação estão disponíveis nos Stories.