Foto: Divulgação - CM Joinville |
Após o processo de licitação para obras na Serra Dona Francisca dar deserta, a assessoria da Secretaria de Estado do Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SIE/SC) informou que o novo edital não possui data definida para publicação, mas em breve será lançado o documento para embasar as intervenções previstas para a SC-418.
Estas obras serão realizadas em um trecho de cerca de dois quilômetros, englobando a área do mirante da serra. Esta área corresponde a alguns dos pontos mais sinuosos da rodovia que liga Joinville ao Planalto Norte catarinense.
A serra além de íngreme possui pouca visibilidade, situação que aumenta a chance de ocorrências de trânsito, principalmente com veículos pesados, que sofrem com alto desgaste do sistema de frenagem.
Na concorrência que sofreu deserta, constava a implantação de duas áreas de escape, no intuito de desacelerar e retirar da via principal veículos desgovernados. Uma destas áreas de escape será na famosa “Primeira Curva”, já a outra será nas proximidades do mirante, local onde um caminhão acabou derramando ácido sulfônico em janeiro desse ano. O material químico acabou atingindo as águas da Área de Proteção Ambiental e levando as autoridades a decretarem situação de emergência em Joinville.
Também estava incluso no projeto original aumentar a visibilidade em alguns trechos, construção de um estacionamento em frete ao mirante, reconstrução do mirante e travessia para pedestres.