Chuva no fim de semana, ocorrerá chuva preta?

 

Foto: Alexandre Carvalho/P.E.N.

Nesta sexta-feira (13), as previsões de chuva se mantêm para o fim de semana, com a chegada da frente fria vinda do Sul, que deverá trazer, também, quedas abruptas nas temperaturas. Embora a notícia de chuva seja animadora, um ponto de preocupação é a possibilidade de ocorrência do fenômeno da “chuva preta”.

Para hoje, mesmo com a presença de algumas nuvens surgindo ao longo do dia, a temperatura ainda atingirá a marca de 30°C durante a máxima, cenário que não deverá repetir-se ao longo da próxima semana.

A chegada da frente fria será percebida já neste sábado (14), onde a mínima deverá ser de 13°C e a máxima 22°C, com início da chuva já nas primeiras horas da manhã e se estendendo ao longo do dia.

Para o domingo (15), a previsão indica que o dia será ainda mais frio, tendo como mínima prevista de 12°C e máxima de apenas 13°C. O período da madrugada deverá concentrar o maior volume de chuva, mas as precipitações devem ocorrer durante todo dia.

As chuvas devem durar até segunda-feira (16), dando trégua apenas no período da noite, onde as nuvens devem começar a diminuir no céu. A temperatura terá será mais elevada que a de domingo, mas ainda não deverá atingir a casa dos 20°C.

Essa chuva, apesar de muito esperada, traz certa preocupação, por conta do fenômeno da “chuva preta” que tem ocorrido em várias áreas desde o norte do Uruguai e se espalhando pelo Sul do Brasil. Este fenômeno de mudança na coloração da chuva ocorre por conta das extensas nuvens de fumaça que vem cobrindo o território sulista.

As nuvens de fumaça estão sendo geradas pelos incêndios que ocorrem na região central da América do Sul e se espalharam pelas regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte brasileiro. Esta fumaça está carregada de fuligem, que consiste em micropartículas de carbono negro, originados, neste caso, pela queima incompleta da madeira.

A “chuva preta” ocorre quando estas partículas de carbono negro se juntam às gotas d’água, deixando a chuva carregada de poluentes. Este fenômeno, que poderá ocorrer em todo o Sul do país, pode ser prejudicial ao solo, corpos d’água e vegetação das áreas afetadas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato