Dois projetos de formação em teatro iniciam esta semana em São Bento do Sul

Projetos que apoiam o teatro começaram nesta semana em São Bento do Sul - Foto: Divulgação


A vizinha São Bento do Sul iniciou nesta semana a realização de dois projetos de teatro que estão contando com o apoio e supervisão do ator, diretor e produtor, Robson Rodrigues, que vem crescendo cada vez mais no cinema nacional dividindo os sets de filmagens com grande atores e atrizes. Esta semana nossa reportagem conversou com o ator e ele expressou sua felicidade com a realização de mais estes projetos voltados para a cultura. 

Segundo Robson, na escola Newton Mendes, no bairro 25 de Julho, foi iniciado as oficinas do projeto Mergulho Teatral. “O Projeto almeja, como foco primordial, a integração dos elementos basilares do teatro na vivência dos alunos, explorando sua aplicabilidade tanto no âmbito artístico quanto no cotidiano. Trata-se de um desdobramento precioso resultante de uma interação frutífera entre artistas e os estudantes desta escola pública localizada na periferia de São Bento do Sul”, salienta o ator, que inclusive, é vizinho da referida escola. 


Residência Artística de Teatro

Outro projeto que apoia o teatro e a cultura irá abranger alunos da Escola de Educação Básica Rodolfo Berti, onde acontecerá a realização do projeto “Residência Artística de Teatro”. “O projeto se propõe a integrar os elementos fundamentais do teatro na vida escolar dos alunos e explorar suas múltiplas aplicações na arte e no cotidiano. Uma interação significativa entre artistas e alunos de escolas públicas na periferia de São Bento do Sul influencia diretamente esse projeto”, destaca o atual presidente da Associação Multicultural Panacéia Teatro e Cinema Robson Henrique foi aluno da escola, onde cursou os primeiros anos de sua vida escolar o. 

Robson explicou que a escola Rodolfo Berti, foi escolhida para sediar o projeto, tendo em vista a relação entre o ator e produtor, com a instituição de ensino, o que na visão dele estabelece um ambiente propício para a troca de experiências entre artistas e alunos, enriquecendo ainda mais a vivência teatral na comunidade escolar. “Entre os objetivos estão o estímulo à Reflexão, criatividade, fortalecimento da Comunidade Escolar, inclusão e Participação e acesso as artes. Essa residência não é apenas um projeto educativo, mas uma oportunidade de conectar o teatro à vida dos alunos, explorando seu potencial transformador”, explica Robson. 

O ator e diretor considera as oficinas de teatro que estão começando em São Bento do Sul como uma oportunidade singular de entrelaçar o teatro à existência dos alunos, desvelando seu potencial transformativo. “A conexão forjada ao longo dos anos com a escola, somada à identificação pessoal do idealizador com o entorno, agrega um valor singular à iniciativa, gerando um ambiente propício para o intercâmbio de vivências entre artistas e estudantes, enriquecendo sobremaneira a experiência teatral no seio da comunidade escolar”, salienta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato