Foto e matéria: A.I. Prefeitura de Piên |
Em apoio ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Prefeitura de Piên, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Equipe de Saúde da Família (ESF) Campo Novo e o psicólogo Rafael Sallet, deu início ao projeto "Clube do Livro - Setembro Amarelo". A iniciativa, que começou em 30 de agosto, reúne alunos do 1º, 2º e 3º ano do Colégio Frederico Guilherme Giese, localizado no centro de Piên, com a proposta de promover o diálogo e a conscientização sobre a saúde mental.
Os encontros acontecem às sextas-feiras durante o mês de setembro, na Biblioteca Pública de Piên, no contra turno escolar. Durante as sessões, os alunos participam de rodas de conversa em que são discutidos temas abordados no livro "A Biblioteca da Meia-Noite", de Matt Haig, obra que explora questões relacionadas à vida, escolhas e arrependimentos. A primeira sessão do grupo, realizada na última sexta-feira (06), foi marcada por um ambiente positivo e por debates enriquecedores. O projeto, inicialmente piloto, tem a intenção de expandir suas atividades para outros colégios, como o de Trigolândia, e, potencialmente, para públicos mais amplos.
E na próxima semana a prefeitura de Piên, por meio da Equipe de Saúde da Família (ESF) Campina dos Maia e ESF Quicé, dará continuidade às ações do Setembro Amarelo com uma campanha de conscientização pelo centro da cidade. Como parte das atividades, serão distribuídos panfletos em comércios locais contendo orientações sobre cuidados com a saúde mental e informações sobre onde buscar ajuda em situações de risco grave de suicídio. A iniciativa busca ampliar o conhecimento da população sobre os recursos disponíveis para quem necessita de apoio psicológico.
Além disso, nos dias 10 de setembro, na comunidade de Campina dos Crespins, e 17 de setembro, em Campina dos Maia, haverá atendimento em horário estendido para a realização de um estratificado de risco em saúde mental. Esse atendimento é direcionado aos pacientes que estão em fila de espera, aguardando consultas, e visa identificar e priorizar aqueles que precisam de intervenções imediatas. Com essas ações, a prefeitura reforça seu compromisso com a saúde mental da comunidade e a prevenção ao suicídio.