Moradora do bairro Ponte Alta capturou escorpião preto dentro do quarto de seu filho de 9 anos

 
Escorpião foi encaminhado para o setor de Vigilância Epidemiológica de Piên - FOTO: Divulgação 

Uma moradora do bairro Ponte Alta entrou em contato com a reportagem do Piên em Notícias no início da tarde desta quarta-feira, para relatar que seu filho encontrou um escorpião dentro de sua casa. O caso ocorreu na semana anterior, segundo relatou a seguidora, ela fez a catpura do animal e o levou até a sede da Vigilância Ambiental.

A nossa seguidora relatou que reside há muitos anos em Piên e que se surpreendeu porque nunca tinha visto um escorpião. “Eu me criei aqui em Piên e nunca tinha visto um animal desse. Ele estava dentro do quarto do meu filho, que tem 9 anos. Ele me avisou e eu fui até lá e coloquei ele dentro de um pote. Apesar disso, uma vizinha que mora perto da minha casa havia me dito esses tempos que também viu um escorpião”, disse a mulher.

A nossa reportagem fez contato com o setor de Vigilância Ambiental de Piên para saber se o animal capturado em Ponte Alta é venenoso, porém, ainda não obtivemos respostas. Conforme breve pesquisa, entre as 2,5 mil espécies de escorpiões que existem no mundo todo, pouco mais de 180 já foram vistos no Brasil.

Esses animais são artrópodes, da mesma classe das aranhas, são carnívoros e possuem glândula de veneno, sendo todas as espécies consideradas peçonhentas. Apesar disso, a porcentagem de espécies capazes de causar acidentes graves com humanos corresponde a 2% de todas as existentes no mundo. Desta forma, embora todos os escorpiões tenham veneno, nem todos levam seres humanos a quadros clínicos de envenenamento.

No Brasil, apenas quatro escorpiões podem causar acidentes graves, sendo todos do gênero Tityus. São eles: escorpião-amarelo (T. serrulatus), escorpião-amarelo-do-Nordeste (T. stigmurus), escorpião-marrom (T. bahiensis) e o escorpião-preto-da-Amazônia (T. obscurus). Como ainda não sabemos de que espécie de escorpião que fora capturado em Ponte Alta, não podemos afirmar se tais animais oferecem risco as pessoas. No entanto apresentamos a vocês seguidores do Piên em Notícias algumas medidas que podem afastar esses animais de sua casa e o que fazer em caso de picadas.


Ainda não conseguimos apurar de qual espécie é o escorpião capturado em Ponte Alta



Para evitar acidentes com escorpiões, você pode:

- Manter a grama aparada e os terrenos baldios limpos

- Evitar acumular lixo, entulhos e restos de materiais de construção

- Tampar ralos, pias e tanques com telas

- Vede frestas e buracos em paredes e assoalhos

- Manter jardins e quintais limpos

- Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los

- Afastar camas e berços das paredes

- Usar luvas e calçados fechados ao manusear materiais

- Preservar os predadores do escorpião, como sapos, corujas, gaviões e louva-a-deus

 

Em caso de picada de escorpião, você deve:

- Acalmar a pessoa e afastá-la do escorpião

- Lavar o local da picada com água e sabão

- Aplicar compressas mornas

- Procurar atendimento médico de referência

- Se possível, levar o animal para identificação

A picada de escorpião causa dor imediata, que pode irradiar para o membro. Outros sintomas incluem vermelhidão, suor, adormecimento, agitação, tremores, náuseas, vômitos e salivação excessiva.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato