Mais uma vida foi perdida na noite desta terça-feira, na Serra Dona Francisca, na SC-418. O motorista Moacir Altmann Vicente, de 38 anos, perdeu o controle de sua carreta, carregada com 11 mil litros leite para consumo humano, colidindo violentamente contra um barranco, no KM-16.650, por volta das 19h45. O motorista ficou preso entre as ferragens e não resistiu aos ferimentos.
As suspeitas do acidente apontam para uma possível perda dos freios do veículo, tendo em vista que não havia marcas de frenagem na rodovia, fora a destruição total da cabine do caminhão, o que indica que a mesma estava em alta velocidade quando colidiu contra o barranco.
O motorista residia em Mafra, onde está sendo velado, na Capela Avencal do Santinho. Ele deixa enlutados esposa, três filhos, pais, irmãos e demais familiares e amigos. Nossos sentimentos a todos que choram e sofrem pela perda.
O acidente fez ressurgir as discussões sobre a falta de investimento na Serra Dona Francisca, o que compromete a segurança de todos que trafegam pelo referido trecho. O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou recentemente, por meio do governador Jorginho Melo, um investimento de R$ 35 milhões na infraestrutura da serra, com a construção de duas áreas de escape, alargamento da rodovia, revestimento de concreto, melhorias no estacionamento e mirante, além de outros investimentos como adequação da geometria das curvas e sinalização.
O anuncio dos investimentos na serra Dona Francisca veio à tona após um grave acidente que ocorreu em janeiro deste ano, envolvendo uma carreta que transportava produto químico que vazou para o rio Cubatão, que abastece Joinville. O rio ficou repleto de espuma e houve um grande alvoroço em Joinville, o abastecimento teve de ser cortado e mais de 80% da população ficou sem água. Apesar das promessas de investimento, até agora, nada foi feito.