Pesquisas eleitorais geram polêmicas na região

 

Pesquisas eleitorais em meio a campanha estão sendo alvos de muitas ações na Justiça Eleitoral - FOTO: TRE-PR


Uma grande polêmica se formou esta semana por conta de uma denúncia envolvendo, possíveis irregularidades em uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Arapongas Pesquisas LTDA, em Campo do Tenente. O que chama atenção neste caso, é que o mesmo instituto também realizou pesquisas em Piên e em Agudos do Sul nas últimas semanas. Ocorre, segundo a denúncia, que pesquisadores do referido instituto, estariam realizando coleta de dados em comitês políticos de Campo Tenente.

Tal fato levou o a Justiça Eleitoral de Rio Negro a deferir um pedido liminar ordenando o bloqueio da divulgação de pesquisas pelo Instituto Arapongas. O magistrado que assinou a decisão elencou que a indícios que a pesquisa, realizada em Campo do Tenente, poderia estar eivada de irregularidades. "O resultado de pesquisas eleitorais possui influência direta no eleitorado, especialmente em municípios de pequeno porte, como Campo do Tenente, o que, em caso de indícios de irregularidade, autoriza a suspensão cautelar de sua divulgação”, enfatizou o Juiz Eleitoral da Comarca de Rio Negro, em sua decisão.

A representação foi proposta contra o instituto Arapongas Pesquisa LTDA responsável pela pesquisa e também contra o Jornal O Repórter, que contratou a pesquisa. Após a representação, o instituto Araponga Pesquisa retirou o registro da pesquisa sem apresentar defesa sobre os fatos. A pesquisa eleitoral foi autuada sob nº 0600788-39.2024.6.16.0011 perante o Juízo Eleitoral da 11ª Zona Eleitoral de Rio Negro.

O Instituto Arapongas Pesquisa LTDA também realizou pesquisas eleitorais nas cidades de Piên (PR-03542/2024) e Agudos do Sul (PR-08519/2024), ambas as pesquisas foram contratadas pelo Jornal O Repórter. Na Cidade de Agudos do Sul a pesquisa foi divulgada pelo candidato Genézio e Jesse, enquanto que na cidade de Piên pelo candidato a reeleição Maycon Grosskopf.

O que chama atenção é que a pesquisa feita em Agudos do Sul (registro PR-08519/2024), que entrevistou 358 pessoas, divulgada nas últimas semanas pelo jornal O Repórter e pelo Instituto Arapongas, apontava Genézio Ferreira com 38,83% das intenções de votos, enquanto que Diego Teixeira, teria, de acordo com a pesquisa, 29,89%. No entanto, outra pesquisa que vem sendo divulgada pelo candidato a prefeito Diego Teixeira nesta quinta-feira, (registro PR-02819/2024), aponta que Diego Teixeira tem 50,9% das intenções de votos, enquanto que o candidato b, não mencionado, tem 43,6%. 

Em Piên o resultado da pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Arapongas também divulgada pelo jornal O Repórter, apontando o prefeito Maicon Grosskopf, candidato a reeleição, com mais de 60% das intenções de votos, fato que chama a atenção tendo em vista a grande movimentação de eleitores em reuniões políticas de grupos adversários do prefeito Maicon Grosskopf. No caso de Piên, os grupos adversários do prefeito Maicon não divulgaram nenhuma pesquisa até o momento.

As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições ou a candidatos, para conhecimento público, devem registrar, junto à Justiça Eleitoral, as informações constantes no art. 33 da Lei n o 9.504/1997 , a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado, conforme disciplinamento da Res.-TSE nº 23.600, de 12.12.2019.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato