Mais R$ 8,5 bilhões estão disponível para resgate no sistema de valores a receber do Banco Central - FOTO: Divulgação |
Irá terminar nesta quarta-feira, dia 16, o prazo para que milhões de brasileiros resgatem dinheiros esquecidos no Banco Central do Brasil. Conforme o Governo Federal, mais de R$ 8,5 bilhões de reais estão disponível para saque no Sistema de Valores a Receber (SVR). A partir de quinta-feira, dia 17, todo montante não resgatado, será incorporado ao Tesouro Nacional, isto é, os valores serão destinados ao Governo Federal.
Para consultar se seu CPF ou CNPJ têm algum valor para ser resgatado, é necessário acessar o site oficial estabelecido pelo Banco Central para consultar os valores (valoresareceber.bcb.gov.br). Os interessados devem clicar no link “valores a receber” e em seguida preencher os campos com os dados solicitados. Depois basta clicar em consultar. Caso você tenha algum valor a receber, a informação será mostrada. Em seguida será necessário acessar o sistema de Valores a Receber, porém, para isso, é necessário ter uma conta gov.br, nível prata ou ouro, para pode entrar no sistema.
É importante que o interessado, preste atenção na data que o sistema irá informar, caso tenha valores a resgatar. Essa data será um agendamento para a transferência dos valores. Na data agendada, o solicitante deve novamente acessar a sua conta gov.br para fazer a transferência. É importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só são liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.
Caso o interessado não tenha uma chave PIX, é preciso entrar em contato com a instituição bancária para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave PIX e retornar ao sistema para fazer a solicitação.