Tragédia na serra da BR-376 deixa 9 mortos e reascende alerta sobre caminhões que perdem seus freios

 

Carreta container perdeu freios e atingiu van com atletas do RS que retornavam de São Paulo - FOTO: Corpo de Bombeiros 

A morte de 9 pessoas provocadas por uma carreta sem freio ocorrido na noite deste domingo na BR-376, em Guaratuba, reascendeu um alerta sobre esses tipos de acidente. Entre as vítimas fatais estão oito atletas de um time de Remo do Projeto Remar para o Futuro, de Pelotas. Além deles o motorista da van onde estavam os atletas também faleceu. O único sobrevivente é um garoto de 17 anos, que foi resgatado com ferimentos leves.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no KM-665, sentido Santa Catarina. A van saiu de São Paulo e ia com destino ao município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, quando por volta das 21h40, uma carreta container perdeu os freios e colidiu na traseira da van. Após a batida a van ainda bateu em outro veículo e foi arrastada para fora da pista pelo caminhão, que tombou sobre a van, matando os oito atletas e mais o motorista deste veículo.

A PRF ainda informou que o motorista da carreta, de 30 anos, teve apenas ferimentos leves. O motorista do outro carro envolvido não se feriu. O acidente provocou a interdição da rodovia BR-376 por mais de 15 horas, causando mais de 22 quilômetros de congestionamento. Segundo a Arteris Litoral Sul, a pista foi liberada na manhã desta segunda-feira, às 11h57.

O acidente causou grande repercussão e comoção. Nesta segunda-feira a Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias. A prefeita do município, Paula Mascarenhas, se encontrou com familiares. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se manifestou lamentando  o acidente e alegando que a equipe de atletas estava no auge de suas carreiras.

Até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a tragédia em suas redes sociais lamentando a morte das pessoas. "Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vitimas”, anotou o presidente.

Por todo Brasil mensagens de apoio aos familiares das vitimas vem movimentando as redes sociais. Além disso, muitos estão se questionando até quando as pessoas irão continuar morrendo em tragédias como esta, causadas por caminhões sem freios. O local onde a carreta causou o acidente, estava a poucos quilômetros de uma área de escape, que inclusive vem sendo bastante utilizada por caminhões e até ônibus de passageiros.

A delegação voltava de São Paulo, onde participou neste fim de semana do Campeonato Brasileiro Unificado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). O Projeto Remar para o Futuro ocorre desde 2015 em Pelotas. Até o ano passado, o projeto já havia emplacado 12 atletas nas categorias de base da Seleção da modalidade.

As vitimas fatais foram todas identificadas. São elas:

1 - Samuel Benites Lopes, 15 anos

2 - Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos

3 - João Pedro Kerchiner, 17 anos

4 - Helen Belony, 20 anos

5 - Nicoli Cruz, 15 anos

6 - Angel Souto Vidal, 16 anos

7 - Vitor Fernandes Camargo, 17 anos

8 - Oguener Tissot (coordenador), 43 anos

9 - Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

Nós do Piên em Notícias deixamos registrados nossos sentimentos a todos familiares e amigos que choram e sofrem com a perda trágica de todas essas vidas. Desejamos que Deus em sua infinita bondade e misericórdia dê muita força a todos.


Atletas retornavam de competição ocorrida em São Paulo - FOTO: Redes Sociais 


 

Relembrando o passado

Outro acidente parecido também ocorrido na região, na Serra Dona Francisca, na SC-418, também chocou o Brasil em março de 2015, quando um ônibus que perdeu seus freios na descida da serra, acabou caindo em uma ribanceira deixando 50 mortos. Entre as vítimas estavam muitas crianças e pessoas idosas. Frequentemente os meios de comunicação vêm divulgando tragédias como estas em trechos de serra, onde caminhões e ônibus perdem os freios e acabam causando a morte de várias pessoas.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato