Instabilidade climática prevalece no Sul do Brasil causando chuvas isoladas

 
Modelo divulgado pelo Simepar mostra grande área de nebulosidade na região Sul - FOTO: Divugação


Novos temporais estão previsto para ser formar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, por conta da formação de um sistema de baixa pressão que se formou nos limites daquele Estado, nesta terça-feira. Também pode chover forte no Oeste de Santa Catarina e em parte do Paraná. Conforme as previsões meteorológicas, as chuvas devem predominar nos próximos dias no Sul do Brasil, principalmente no Paraná, onde grande volumes de chuvas são esperados.

Conforme aponta o meteorologista do Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Paulo Ricardo Barbieri, na região dos Campos Gerais e na região Sul do Paraná, a nebulosidade tem sido maior que em outras regiões. “Manhã com muitas nuvens em parte do estado. Entre os Campos Gerais e o sul, há uma maior concentração de nuvens, porém, sem registros de chuva neste momento. No noroeste, onde há presença de pouca nebulosidade, os termômetros registram 28 ºC. A imagem do satélite, mostra a presença da nebulosidade sobre o Paraná e estados vizinhos neste momento”, mencionou.

Ainda conforme o Simepar, a instabilidade atmosférica aumenta nesta terça-feira e há possibilidade de ocorrência de temporais localizados, especialmente nas áreas mais ao sul e oeste do Paraná. O calor e a disponibilidade de umidade contribuem na intensificação de nuvens de chuva, além, claro, do deslocamento do sistema frontal pela Região Sul do País. Do leste ao norte ainda faz calor.

Na quarta-feira, segue a atuação de uma área de baixa pressão, especialmente na altura do Rio Grande do Sul. Este sistema se alinha com o eixo mais instável da frente fria que avança para o mar. No Paraná, espera-se um dia instável novamente e alguns temporais, especialmente a partir de áreas a oeste e sul.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato