Perseguição policial em Piên e Agudos do Sul chamou atenção

Perseguição policial em Agudos do Sul e Piên chamou a atenção - FOTO: Reprodução 

 

Repercute nas redes sociais de diversos meios de comunicação da região, imagens de uma perseguição policial ocorrida na tarde do último sábado, em Agudos do Sul, e no início da noite em Piên. Em ambas as imagens, gravadas por populares, é possível ver viaturas da Polícia Militar do Paraná, perseguindo um veículo Volkswagen Gol, 4 portas, de cor branca. 

Conforme informações preliminares trata-se de um masculino de Agudos do Sul que está com um mandato de prisão em aberto. Enquanto policiais militares realizavam um patrulhamento, na tarde de sábado em Agudos do Sul, o motorista do veículo Gol não obedeceu ordem de parada e empreendeu uma fuga cinematográfica pelas ruas centrais de Agudos do Sul, desrespeitando sinais sonoros e dirigindo de forma perigosa pelas ruas do município, avançando preferenciais e trafegando até na contra mão.

Por colocar a vida de pedestres e outros motoristas em risco, a Policia Militar chegou a efetuar disparos no intuito de conter o homem em fuga, porém, sem sucesso. A perseguição cinematográfica ocorrida em Agudos ocorreu de dia. Já horas mais tarde, em Piên, já a noite, o mesmo veículo, possivelmente, protagonizou outra fuga de cinema pelas ruas centrais de Piên. Segundo informações o motorista não foi capturado.

A Polícia Militar na região não possuiu nenhum canal de comunicação direta com a imprensa. Por isso, até o momento não conseguimos apurar outras informações a respeito. 

 

Segurança em xeque

A perigosa e audaciosa perseguição policial em Piên e Agudos do Sul revela o quão precário está a segurança pública em ambas as cidades. Devido a ausência de sinal de telefonia móvel e outras dificuldades em comunicação, as Polícias Militares de Piên e Agudos do Sul não conseguiram capturar o motorista fujão e tão pouco tiveram apoio de outras guarnições da PM.

O baixo efetivo policial revela o quanto os municípios estão desprecavidos de policiamento. Pois nem apoio os policiais militares de Agudos do Sul conseguiram pedir a outros grupamentos policiais da região. Piên vem tendo ultimamente um reforço no efetivo policial, já que recentemente sempre se vê mais de uma viatura policial realizando rondas pela cidade. No entanto, na maioria do tempo, são apenas dois policiais de plantões.

Além disso, é importante lembrar que, no caso de Piên, quando os policiais realizam uma prisão em flagrante, eles necessitam encaminhar o preso para a Delegacia da Comarca, que fica em Rio Negro, quase 100 quilômetros de distância da Piên. Enquanto isso, a população fica sem policiamento efetivo, nas mãos de Deus, literalmente falando. E olha que isso vem ocorrendo há anos.

Ainda bem que a região, conta com um excelente efetivo policial, bem treinado e bem equipado, em São Bento do Sul, em Santa Catarina. Como este município está situado a menos de 20 quilômetros de Piên, a Polícia Militar de Santa Catarina, no batalhão de São Bento do Sul, frequentemente presta apoio aos policiais militares de Piên, em ocorrências mais complexas. Por conta disso não pode-se dizer que a região de Piên e Agudos do Sul está completamente nas mãos de Deus. 

Fato é que a última perseguição policial em Agudos do Sul e Piên revela a diferença no investimento em segurança pública por parte dos governos do Paraná e de Santa Catarina. E olha que em Piên há anos a população e a os governos vêm implorando por uma melhoria significativa nas forças de segurança. Em pleno século XXI, Piên sequer tem uma delegacia de Polícia Civil, ou seja, além de contar com baixo efetivo policial, não dispor de uma unidade policial para solicitar apoio ou registrar ocorrências, a população não pode sequer representar um Boletim de Ocorrência sem ter que se deslocar até a cidade de Rio Negro. Fatos assim só revelam o quanto a segurança pública nos pequenos municípios do Paraná estão em xeque.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato