Produtores rurais terão que emitir Nota Fiscal Eletrônica a partir do próximo mês de janeiro

 
Prefeitura de Piên vem realizando treinamentos com técnicos e pessoas envolvidas com o meio rural em Piên - FOTO: Prefeitura de Piên


Produtores Rurais de todo país terão que se adaptar ao sistema eletrônico para geração de Notas Fiscais, isso porque a partir do próximo dia 2 de janeiro, começa a vigorar em todos os estados brasileiros, a obrigatoriedade da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Tal feito, irá provocar uma mudança significativa na vida e na rotina dos produtores rurais brasileiros, que terão que substituir o formato tradicional de talões em papel, para a emissão realizada diretamente no meio eletrônico.

Inicialmente, a obrigatoriedade começaria a valer em 1º de julho de 2023, mas foi adiada para 1º de maio de 2024. Agora o prazo foi definido para a nova data de janeiro de 2025, quando os produtores deverão utilizar apenas o sistema eletrônico para a comercialização de produtos agropecuários.

Nesta semana a Prefeitura de Piên informou que a Secretaria de Agricultura de Piên vem realizando treinamento para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, em preparação ao novo sistema que entrará em vigor no próximo mês de janeiro. É válido ressaltar que todos os produtores rurais terão que se adaptar ao novo sistema para geração da Nota Fiscal Eletrônica para poderem comercializar seus produtos.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o treinamento, para geração do novo modelo de Nota Fiscal, foi considerado essencial devido à grande demanda de notas fiscais geradas pelo setor agrícola do município, em especial pelas empresas fumageiras, que são responsáveis por grande parte das emissões. “Piên possui quase 1.400 agricultores cadastrados, o que inviabiliza a realização de treinamentos individuais para todos. Assim, a estratégia foi capacitar as empresas que têm contato direto com os produtores, permitindo que elas repassem as informações e orientações necessárias”, comunicou a Prefeitura de Piên.

A Secretaria de Agricultura reforça que os produtores que ainda não se cadastraram no sistema Receita PR devem fazê-lo até o dia 15 de dezembro. Após essa data, novos cadastros serão retomados apenas em janeiro. A necessidade de envio de documentos a Curitiba e o recesso administrativo são fatores que podem atrasar a liberação de acesso ao sistema.

A Prefeitura de Piên informou ainda que está capacitando técnicos e pessoas envolvidas com o meio agrícola no município, tendo em vista que não é possível treinar todos os agricultores diretamente. “O Senar, nosso parceiro, também não dispõe de mais vagas para novos treinamentos neste ano. Com isso, esperamos que o processo de transição para a Nota Fiscal Eletrônica seja mais eficiente", destacou a assessoria de imprensa da Prefeitura.   

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato