Pedro a Silva (à esquerda) e Maicon Tiguera (à direita) serão diplomados juntamente com os vereadores eleitos, no próximo dia 16 - FOTO: Divulgação |
O prefeito Maicon Grosskopf, o vice-prefeito Pedro da Silva e os vereadores eleitos no pleito de 2024, serão diplomados na noite da próxima segunda-feira (16), em cerimônia que será realizada em Fazenda Rio Grande, comarca eleitoral a qual Piên pertence. Depois de diplomados, os políticos eleitos poderão ser empossados. A cerimônia de posse irá acontecer no dia 1º de janeiro.
Nesta semana a Câmara de Vereadores de Piên realizou sua última sessão ordinária do mandato 2020-2024. De agora em diante, tendo em vista o fim de período ordinário, caso seja necessário a realização de mais alguma sessão, para aprovação de algum projeto de lei, tanto do Executivo quanto do Legislativo, os vereadores serão convocados para realização de sessão extraordinária. É válido lembrar que os vereadores não são remunerados pela realização das sessões extraordinárias.
Com o fim do atual mandado, as atenções na cena política pienense se voltam agora para quem será o futuro presidente do Poder Legislativo e as expectativas apontam que o vereador reeleito Almir Mielke (PRD), que se reelegeu com uma das votações mais expressivas da eleição proporcional (vereador) em Piên, com 326 votos, deverá assumir a presidência. Apesar disso, nada está definido e as articulações sobre quem será o presidente seguem ocorrendo.
É grande também a expectativa para saber quem será o próximo presidente da Câmara de Vereadores |
É grande também as expectativas para saber quem serão os vereadores eleitos que irão se abdicar da cadeira para assumirem cargos junto a gestão do prefeito Maicon Grosskopf. Estas negociações são comuns e visam atender candidatos que não atingiram a votação necessária para se eleger e acabaram ficando na suplência. Sendo assim, quando o titular da cadeira renúncia o mandato o suplente é chamado para assumir a vaga.
Também vem ocorrendo nos bastidores da política pienense movimentações no sentido de cassar o mandato de vereadores que tiveram em seus partidos candidaturas femininas que não obtiveram nenhuma votação. Porém, ainda é cedo para saber que efeito tais processos terão na política pienense.
Ainda se tratando no novo mandato que irá começar no dia 1º de janeiro de 2025, se estendendo até o final do ano de 2028, vale ressaltar que a maioria dos vereadores, seis no total, são da base aliada do prefeito Maicon Grosskopf (Republicanos), o que indica que Maicon deverá ter total facilidade na aprovação de projetos no Poder Legislativo.
Diplomação
A Diplomação é uma solenidade em a Justiça Eleitoral oficializa que o candidato eleito cumpriu todos os requisitos legais e está apto para assumir o cargo. Já a cerimônia de Posse, é o ato efetivo de assumir o mandato ou cargo, onde a partir de então o candidato eleito começa oficialmente a exercer suas funções e responsabilidade do cargo. A Diplomação ocorre depois da validação dos votos e do encerramento do processo eleitoral. Já a Posso ocorre no primeiro dia de mandato.
Confira quem serão os políticos que serão diplomados no próximo dia 16, estando aptos assim, para receberem a posse no dia 1º de janeiro:
Simone de Saúde (PSD) - 444 votos
Almir Mielke (PRD) - 326 votos
Tevo (SD) - 298 votos
Kelvin Silva (PSB) - 278 votos
Aldo Rui (PSD) - 264 votoss
Seandra Cordeiro de Oliveira (UB) - 250 votos
Sabrina Reck (Republicanos) - 227 votos
Dori Ritzmann (Republicanos) - 224 votos
Gabriel Busch (MDB) - 209 votos