Eleição para eleger novo presidente da Câmara irá ocorrer no dia 1ºde janeiro após a posse dos novos eleitos no pleito de 2024 - FOTO: Divulgação |
Prestes a se findar mais um mandato na Câmara de Vereadores, as expectativas agora se voltam para quem será o novo presidente do Poder Legislativo de Piên, tendo em vista que o mandato do atual presidente, o vereador Giomar da Rosa (União Brasil), se encerra neste mês de dezembro. Na atualidade dois nomes figuram com grande força para assumir a presidência da Câmara, os vereadores reeleito Almir Pedro Mielke (PRD) e Dorivaldo Ritzmann (Republicanos).
Almir Mielke, que foi o segundo candidato a vereador mais votado em Piên, com 326 votos, é filho do ex-vereador Pedro Mielke, que fez história na política pienense. Em seu segundo mandato como vereador, Almir é o mais cotado para assumir o comando da Câmara de Vereadores de Piên no próximo mandato. Apesar disso, também figura na cena política pienense, o nome do vereador Dorivaldo Ritzmann. Ambos são bem alinhados com o prefeito Maicon Grosskopf (Republicanos), que se reelegeu para seu segundo mandato com aproximadamente 60% da preferência do eleitorado de Piên.
A eleição para presidência da Câmara de Vereadores, deverá ocorrer no dia 1º de janeiro de 2025, após a cerimônia de posse dos políticos eleitos no pleito de 2024. Os vereadores têm até um dia antes do pleito para inscreverem suas chapas, a nova Mesa Diretoria da Câmara, que é compostas pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, ocorre em votação direta entre os vereadores eleitos, por meio de votação secreta, depositada em uma urna.
É importante ressaltar que os nomes de Almir e Dori são apenas uma suposição, já que mudanças podem ocorrer, tendo em vista que o grupo do prefeito Maicon Grosskopf elegeu a maioria dos vereadores, sendo 6 no total. Tal feito garante que o grupo político vença as eleições para presidente da Câmara sendo que a expectativa é que nenhuma chapa opositora seja inscrita. Até o dia 1º de janeiro, resta esperar para ver se as expectativas irão se confirmar ou se algum novo nome irá figurar na cena como possível presidente ou presidenta da Câmara de Vereadores de Piên.
Dos nove vereadores do atual mandato, se reelegeram apenas quatro vereadores – Dorivaldo Ritzmann, Almir Pedro Mielke, Seandra Cordeiro de Oliviera (União Brasil) e o vereador Tevo (União Brasil) – trata-se de uma das maiores renovações no Legislativo pienense, com uma renovação superior a 50%. O vereador Giomar da Rosa, o Juma (União Brasil), que é o atual presidente da Câmara, foi candidato a vice-prefeito de Gilberto Dranka, que perdeu as eleições para prefeito em Piên. Mesma situação enfrentou o vereador Valdir Taborda (PDT), que foi candidato a vice-prefeito de João Padeiro. Já os vereadores Clever Beil (MDB) e Eduardinho Pires Ferreira (PSDB) acabaram não alcançando votação suficiente para se reelegerem, enquanto que o vereador Joelcio Buba (PR), não disputou a reeleição.
Com a maioria dos vereadores na Câmara de Vereadores, o prefeito Maicon Grosskopf deverá ter uma vida fácil em seu próximo mandato como prefeito, tendo o apoio mais que necessário – considerando que os seis vereadores de sua base formam maioria absoluta no Poder Legislativo pienense – para aprovação de projetos e novos financiamentos.