Produtores prejudicados pelas interrupções no fornecimento de energia devem procurar o Procon de Piên

 

Fumicultor Ediberto Rochbarch, de Piên é um dos produtores do município que amargou perdas nesta safra por conta das interrupções no fornecimento de energia - FOTO: Alexandre Carvalho

As pessoas prejudicadas pelas constantes quedas no fornecimento de energia elétrica em Piên devem procurar o Procon do município para registrar as ocorrências. Ocorre que autoridades do município irão iniciar os procedimentos administrativos para levar as constantes perdas que vêm sendo contabilizadas pela população ao conhecimento do Ministério Público, a fim de se prevenir novos problemas futuros, principalmente em épocas de secagem da planta de tabaco.

Piên é conhecida nacionalmente e mundialmente pela qualidade das folhas de tabacos produzidas nas lavouras do município. Porém, todos os anos, entre os meses de dezembro e fevereiro – época em que as plantas são secadas em estufas – as quedas de energia são constantes o que causa muitos prejuízos aos fumicultores locais.

A falta de energia elétrica nas estufas, quando ocorre por muitas horas, acaba causando o apodrecimento das folhas de tabaco devido ao não funcionamento dos sistemas de ventilação das estruturas. A reportagem do Piên em Notícias já mostrou alguns casos onde os fumicultores acabaram perdendo todo carregamento das estufas, contabilizando perdas imensuráveis que demoraram anos e mais anos para serem ressarcidos aos produtores.

Além dos produtores de tabaco demais membros da sociedade pienense também vêm sofrendo com as quedas de energia. Nos últimos dias, moradores do bairro Palmitos, na divisa com Agudos do Sul, chegaram a ficar mais de 24 horas sem energia. “Ai como fazemos com a nossa comida na geladeira? Isso vem ocorrendo frequentemente e está piorando cada vez mais. Imaginem os fumicultores que todos os anos contabilizam perdas e mais perdas em virtude da demora no restabelecimento no fornecimento de energia”, ponderou um seguidor que preferiu não ser identificado.

Recentemente representantes do Poder Legislativo de Piên estiveram na sede do Procon solicitando providências quanto ao problema. A comitiva da Câmara foi composta pelo presidente, o vereador Almir Pedro Mielke, juntamente com o assessor jurídico da Câmara de Piên, o advogado Josnei Forteski. Na instituição eles foram informados que os cidadãos prejudicados devem comparecer no órgão munidos de seus documentos pessoais e fotos que comprovem os prejuízos decorrentes da falta de energia elétrica.

Luiz Augusto Kloki, de Piên, também contabilizou grandes perdas em sua safra de tabaco por conta da falta de energia elétrica - FOTO: Alexandre Carvalho


O assessor jurídico da Câmara de Vereadores explicou que como o Procon poderá auxiliar nos casos em questão. “O Procon vai chamar a Copel para uma audiência, para uma tentativa de composição, com o objetivo de que haja o ressarcimento aos clientes prejudicados. Caso não haja solução e a Copel não apresente justificativa plausível para interrupção no fornecimento de energia, poderá ser aplicadas multa pelo Procon à Copel”, explicou Josnei.

 

Demora no atendimento

Conforme muitos seguidores que reclamaram sobre a falta de energia elétrica ao Piên em Notícias, o maior problema é a demora para o restabelecimento no fornecimento. “Eles não estão nem ai para gente. Dizem que estão verificando, mas demoram muito, além do mais, nem são funcionários da própria Copel que vêm e sim de empresas terceirizadas”, relata um produtor que nesta safra voltou a contabilizar perdas em sua safra de tabaco por conta da interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Há alguns anos, a Copel mantinha um escritório em Piên, com equipes de plantão tanto em Piên, como em Lageado e também em Agudos do Sul. Porém, após os funcionários que atendiam esse público se aposentar a Copel fechou seus pontos de atendimento tanto em Piên como em Lageado, além de não repor as equipes que antes estavam sempre de prontidão. Atualmente, o que ocorre é que quando ocorre a interrupção no fornecimento equipes de empresas terceirizadas de Fazenda Rio Grande e até de Curitiba tende de se deslocarem até Piên.

 

Procon

O Procon de Piên fica localizado na Avenida Brasil, nº 282, Centro, anexa a Agência do Trabalhador. Os telefones para contato são 41-3632-1293 e 99672-2146.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato