Empresário de Maringá, de 74 anos, é condenado a 14 anos de prisão pelo STF por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023

Mais de 500 pessoas já foram condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 - FOTO: Marcelo Camargo - AGÊNCIA BRASIL 


Um empresário de Maringá, no Paraná, é um dos 16 bolsonaristas condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anops de prisão, por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro de 2023, na Capital Federal. O empresário maringaense, Antônio Teodoro de Moraes, de 74 anos, foi julgado e condenado em julgamento virtual realizado entre os dias 14 e 21 de fevereiro. Ele foi culpado pelo crime de tentativa de golpe de Estado e acabou preso no último dia 13 pela Polícia Federal. 

Ao todo, mais de 500 pessoas já foram condenadas pelo STF, por participação nos atos antidemocráticos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes. As penas variam entre 17 a seis meses de prisão. Oitos acusados de participação nos atos foram soltos por falta de provas. 

Um dos casos mais emblemáticos, que vem inclusive ganhando repercussão mundial, é o caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que está prestes a ser condenada pelo STF a 14 anos de prisão, por pichar a frase "perdeu mané" na estátua da Deusa da Justiça, em frente a sede do STF. A frase em questão faz referência a uma declaração do ministro Luís Roberto Barroso, que reagiu a hostilidade de manifestantes que o abordaram em Nova York, em novembro de 2022. 

O que chama a atenção no caso da condenação que pesa contra a cabeleireira, são a condenação de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado com violência e associação criminosa armada. Além da condenação de 14 anos de prisão, muitos julgados estão tendo que pagar multas que chegam a ordem de R$ 30 milhões. Outras duas pessoas, consideradas foragidas, foram condenadas a 2 anos e 5 meses de reclusão, sem substituição da pena.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato